Não deixe para se preocupar com seu veículo apenas quando for fazer a revisão, afinal existem alguns cuidados básicos com o carro que você precisa ter para garantir que ele não vá para a manutenção por razões que podem ser evitadas.

Cuidados básicos com o carro

A seguir foram pontuados alguns cuidados básicos com o carro, mas você pode pedir para o mecânico verificar além disso.

  • Chassi e suspensão

Pode ser que você nem perceba, mas usar o carro no dia-a-dia faz com que muita sujeira se acumule embaixo dele, o que causa desgaste nas peças. Procure mantê-las limpas, mas lembre-se que mesmo que óleo e querosene sejam bons para dar brilho às peças, eles desgastam as borrachas e podem gerar acidentes. Por isso, prefira usar produtos próprios para essa função.

  • Vidros

Verifique se o limpador de para-brisa está em bom estado, pois limpadores velhos não são tão eficientes e a borracha ressecada ocasiona ranhuras no vidro. Procure produtos específicos para a parte externa e interna e mantenha o vidro limpo e livre de manchas.

  • Parte interna (banco, tapetes e painel)

Lavar o carro não é suficiente, afinal é preciso zelar também pela parte interna do veículo para prolongar a impressão de carro novo. Para isso, mantenha os bancos hidratados (a cada 3 meses para couro sintético e anual para couro animal), lave os tapetes com água e sabão (use escova úmida para carpete) e utilize um pano úmido para limpar o painel. Além disso, evite consumir alimentos (principalmente os gordurosos e com cheiro forte) e fumar dentro do carro.

  • Segurança

Além de estética, algumas medidas de segurança são essenciais para garantir os cuidados básicos com o carro. Verifique se está tudo bem com os freios e se perceber qualquer ruído fora do normal na hora que ligar o carro a dica é levá-lo a uma oficina e examinar.

Verifique também como está o calibre dos pneus:

  • Desgaste maior na parte interna significa que a pressão está maior que a recomendada.
  • Desgaste maior nas laterais significa que a pressão está menor que a recomendada.
  • Desgaste uniforme significa que a pressão está adequada.

Com essas dicas você prolonga a vida-útil do seu veículo e evita dores de cabeça. Se precisar de ajuda com os cuidados básicos com o carro ou além deles, acesse nosso site ou vá até uma de nossas lojas e conte com nossos vendedores especializados.