Final de ano chegou e o número de pessoas que pegam a estrada para viajar sempre aumenta. Nessa época, o pensamento que fica na cabeça dos motoristas é de fugir dos congestionamentos e descobrir melhores rotas afim de chegar no tempo.

Porém, antes de colocar o carro na estrada é importante revermos um dos itens mais básicos para uma viagem, mas que não deixa de ser um dos mais importantes, os faróis. Basta andar algumas horas pelas estradas brasileiras que já notamos a quantidade de motoristas desatentos em relação aos faróis.

Por esse motivo parece ser um bom momento para apontarmos os motivos de usar os faróis enquanto estamos nas estradas, algumas dicas de como usá-lo também são bem vindas.

Para aqueles motoristas que ainda não entenderam, a luz baixa é obrigatória na ausência da claridade solar, ou seja, no amanhecer ou no pôr-do-sol, porém, o mesmo pode ser usado durante o dia nas rodovias ou em dias de chuva.

A luz alta só pode ser usada em vias onde a iluminação é pouca ou nenhuma, ou quando não se tem outros veículos trafegando a frente ou no sentido contrário.

As luzes de alerta só devem ser usadas em situações de emergência, imobilizações. em paradas repentinas ou quando a sinalização exigir.

Os faróis de neblina devem ser usados em situações de chuvas forte, neblina ou nuvens de pó.
Verifique sempre as luzes de ré, elas não fundamentais para “informar” o motorista que está atrás de você que seu carro está em movimento para trás. O mesmo ocorre com a luz de freio, é inadmissível que um veículo trafegue sem luz de freio. Sem ela, não tem como o motorista traseiro ver que seu carro está parando. Isso pode causar acidentes graves.

Reveja as luzes do seu carro, fique de olho nos faróis e não deixe de rever os demais itens. Preserve a sua vida e a dos demais motoristas e passageiros.