Ao ver carros antigos rodando pelas ruas somos levados a acreditar que estamos diante de um carro de colecionador, de um dono apegado ao passado ou de alguém que não liga para carros mais atuais. Porém, essa ideia é enganosa e os carros usados são cada vez mais procurados.

Veículos como Monza, Santana ou Fusca seguem firmes no mercado de usados. Prova disso são dados da Fenabrave que revelam que o Fusca é o modelo mais vendido entre os fora de linha no Brasil. Em fevereiro de 2016, o modelo teve 6.392 unidades comercializadas, ocupando o 18º lugar no ranking de venda de usados, ficando na frente de modelos bem mais novos, como Golf, City e HB20.

O Ford Escort, que saiu de linha em 2003, ficou em 33º colocado, com um total de 4.297 exemplares negociados em fevereiro. Entre os 50 carros usados mais negociados ainda estão modelos como Chevrolet Monza (com 3.340), Volkswagen Santana (2.714), Ford Pampa (1.555) e Chevrolet D20 (1.366).

Se você está pensando em comprar um carro usado, confira algumas dicas para garantir um bom negócio.

O QUE CHECAR NO CARRO

– Quilometragem e desgastes

– Possíveis batidas

– Sinais de já ter passado por enchente

– Cor do óleo do motor

– Pedal de embreagem

– Suspensão

DESCONFIE DO PREÇO

Quando o preço está muito abaixo do mercado, pode indicar que o carro poderá revelar vários problemas. Esse fator pode estar relacionado também ao elevado valor de manutenção do veículo ou à dificuldade de fazer o seguro.

É recomendado que o comprador entre em contato com oficinas de sua confiança e faça um levantamento dos custos de uma manutenção comum, além de pesquisar sobre a reposição de peças e solicitar a um corretor de seguros o valor de uma apólice para o veículo.

GARANTIA

As lojas de veículos, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, são obrigadas a dar o período de garantia integral de 90 dias. A lei não vale apenas se no momento da venda for especificado o problema.

Caso a venda seja feita de uma pessoa para outra, as leis que regem a negociação são as do Código Civil e a garantia cai para 30 dias.

CONFIRA A DOCUMENTAÇÃO

É essencial conferir se o carro comprado é o mesmo que está descrito no documento, checando o nome, a marca do veículo, a placa, o número de chassis e também a cor. Também é recomendado ver se o número de chassis impresso no manual do proprietário é o mesmo do automóvel e se tem todos os carimbos das revisões obrigatórias.

Além de checar esses aspectos, é importante pedir para experimentar o carro antes da compra e, se possível, levá-lo para ser avaliado por um mecânico de confiança.