O acelerador eletrônico, ou Drive by Wire, é o sistema que utiliza um conjunto eletrônico para acelerar o motor, eliminado o cabo de acelerador. Esse item foi projetado inicialmente para ser usado na Fórmula 1, porém posteriormente chegou aos carros de rua.

Para saber mais sobre as vantagens e desvantagens do acelerador eletrônico, continue lendo.

Características do acelerador eletrônico

O acelerador comum conta com um pedal que puxa um cabo, responsável por abrir o corpo de borboletas e permitir a entrada de ar no motor. Já no acelerador eletrônico, a conexão com o corpo de borboletas é feita por fiação elétrica e controlada pela central de injeção eletrônica, que também tem a função de estabilizar a marcha lenta.

O sistema conta ainda com um potenciômetro, que identifica a posição do acelerador e envia o sinal para uma central eletrônica, que cruza o sinal com outras informações e envia o comando para que um atuador eletrônico abra o corpo de borboletas e permita a entrada adequada de ar no motor.

Vantagens do acelerador eletrônico

  • Melhor desempenho e retomada;
  • Controle total da aceleração, pois evita acelerar fundo com o motor em baixa rotação sem redução de marcha;
  • Melhor retomada;
  • Diminuição dos trancos, pois alivia a potência nas trocas de marcha;
  • Redução no consumo e emissões devido ao maior controle do ar admitido.

Cuidados com o acelerador eletrônico

O acelerador eletrônico necessita de alguns cuidados para funcionar corretamente e o principal é a revisão periódica. O sistema deve ser limpo para que o acúmulo de sujeira e óleo não cause problemas, principalmente, na marcha lenta.

Além disso, o Drive by Wire possui elevado custo de manutenção, visto que a revisão e a manutenção só devem ser feitas por profissionais especializados e as peças possuem valor elevado para troca no caso de defeitos ou avarias.

Você dirige um carro com acelerador eletrônico? Conte para nós o que acha desse sistema!

Para mais informações e novidades sobre o mundo automotivo, acompanhe o blog da Bompreço Auto Peças e fique de olho em nossas redes sociais: Facebook e Instagram.