Ter sua própria oficina mecânica é o sonho de vários profissionais do ramo. Falamos um pouco sobre a experiência de abrir o próprio negócio aqui no blog da Bompreço. É hora de dar o próximo passo e entender melhor como administrar uma oficina mecânica.

Entendendo seu negócio

Antes de abrir seu negócio, você certamente analisou o mercado, identificou seu público-alvo, estudou a concorrência, se especializou no serviço que será oferecido, qualificou sua equipe e traçou alguns diferenciais. Saiba que esse é um processo contínuo. Administrar uma oficina mecânica é se propor a rever todos esses pontos pelo menos uma vez ao ano, já que as mudanças, em qualquer setor, estão acontecendo cada vez mais rápido.

Contas básicas

Muita gente acha que para administrar uma oficina mecânica basta fechar a conta entre o que se gasta e o que se recebe. Na verdade, é muito mais complexo que isso. É preciso compreender o funcionamento de forma integrada e sistêmica, abrangendo todas as dimensões do processo de gestão.

Gerindo com inteligência

Uma dica importante para quem quer administrar uma oficina mecânica é separar os departamentos para mensurar, individualmente, os resultados de cada um deles. Você pode dividir em cinco partes.

  • Administrativo
  • Financeiro
  • Estoque
  • Produção
  • Fiscal

Dessa forma fica mais fácil identificar onde a oficina está errando e, a partir daí, criar ações pontuais para sanar o problema.

Invista em pessoas

De nada adianta uma gestão interna eficiente se o contato com o seu cliente não for ideal. Daí a necessidade de investir na capacitação de pessoas. Um bom atendimento garante o andamento de etapas fundamentais para o sucesso do seu negócio: a captação (de clientes), a venda e o pós-venda. Algumas empresas têm departamentos exclusivos pra cada um desses processos, mas a grande verdade é que, se na hora do vamos ver, o cliente não for bem atendido, tudo vai por água abaixo.

Pessoas custam caro

Contar com uma equipe qualificada não é tão simples quanto parece. Por isso, acaba sendo um diferencial de várias empresas que investem em capacitação, o que nem sempre sai barato. Bote na ponta do lápis quanto custa ter um bom funcionário. Calcule não só os encargos, mas o valor que será investido em treinamento, em benefícios, em equipamentos de proteção individual. A partir daí, analise a produtividade, calcule as horas trabalhadas e todo o custo operacional. Isso será fundamental não só para a formação da sua equipe, mas também para a precificação do seu produto.

Hora de definir o preço

Quem vai administrar uma oficina mecânica pela primeira vez pode imaginar que diminuir o preço é o grande segredo para vencer a concorrência. Não é bem assim. É preciso ter absoluto controle sobre os valores gastos com a aquisição de peças, ferramentas e outros materiais necessários para o funcionamento da oficina. Não esqueça de calcular o que está sendo investido na equipe e o retorno que ela te dá em termos de produtividade. Calcule quantas horas cada serviço demanda antes de definir o seu preço. Os clientes não gostam do barato que sai caro. Preferem um lugar que resolva o problema, nem que para isso seja necessário pagar um pouco mais.

Concorrência

Estudo recente da Central de Inteligência Automotiva (CINAU) apontou que, em um raio de 100 quilômetros, existem 300 centros de reparação automotiva. Ou seja, estamos falando de um setor altamente competitivo, o que vai exigir de você o máximo de dedicação ao seu negócio. Administrar uma oficina mecânica não pode ser uma mera aventura. Antes de acelerar nessa direção, aperte o cinto. Contrate um serviço de consultoria e, se não estiver 100% seguro da sua decisão, fique no pare.

 

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