O carro sempre se comunica com o motorista, seja através de ruídos, luzes no painel ou pequenos alertas. Por isso, é essencial que o motorista aprenda a interpretar os sinais de problemas no carro para saber quando as coisas não vão bem.

Para evitar grandes dores de cabeça, separamos algumas dicas para te ajudar a reconhecer as principais mensagens transmitidas por seu veículo.

Confira na lista abaixo alguns sinais de problemas no carro.

  • Alinhamento e balanceamento

Para saber o momento certo de fazer o alinhamento da direção, a dica é reparar se o volante está torto e vibrando mesmo em baixas velocidades. Se o veículo ainda ficar instável e a direção mexer sozinha, o carro também precisa ser balanceado.

  • Cambagem

Cambagem é o grau de inclinação das rodas e tem uma medida exata para cada modelo. Para saber o momento certo de fazer a manutenção, você deve observar os seguintes aspectos:

– Vibração no volante

– Falta de estabilidade do carro

– Desgaste irregular na banda de rodagem

Caso note alguma das características acima, procure seu mecânico de confiança.

  • Amortecedores

Alguns sinais de que a suspensão está com problemas são:

– Batida seca ao passar por um piso irregular ou uma lombada

– Pneus cantando mesmo em velocidades mais baixas

– Perda de estabilidade

– Desgaste prematuro dos pneus

Para saber o momento certo de trocar os amortecedores, é indicado estar atento ao modelo do carro, ao terreno percorrido, ao nível de carga e à forma como o motorista dirige. Também é importante ir regularmente à oficina e fazer uma checagem rápida.

  • Calibragem

Perda de estabilidade e volante puxando para um dos lados pode ser sinal de que é hora de calibrar os pneus. Por isso é importante estar atento aos problemas causados pela calibragem incorreta.

Se a calibragem estiver mais baixa do que o indicado, os pneus vão cantar mais nas curvas e o carro consumirá mais combustível. Porém, se a calibragem estiver acima do ideal, o motorista poderá notar o desgaste irregular nos pneus, especialmente no centro da banda de rodagem.

Uma boa dica para evitar esses problemas é calibrar os pneus a cada uma ou duas vezes que for ao posto abastecer.

  • Molas

Esses componentes têm a função de suportar o peso da carroceria. Por isso, seu desgaste excessivo causa mais riscos de acidente e danos à suspensão.

Para saber se está na hora de trocar as molas, a dica é reparar se o carro balança muito ao passar por obstáculos e pisos mais irregulares. Como não há tempo certo para substituí-las, o motorista deve fazer a revisão regularmente.

  • Combustível adulterado

No momento em que o motorista dá a partida ou na arrancada, o carro emite um ruído agudo metálico que sinaliza que o combustível foi injetado nas câmaras de combustão. Porém, se a gasolina ou o álcool são de má qualidade, a injeção é forçada e emite um ruído mais agudo.

Além desse sinal, o carro com combustível adulterado apresentar os seguintes problemas:

– Falhas no funcionamento do motor

– Marcha lenta irregular

– Perda de potência

  • Velas

Quando as velas estão gastas, os sinais que o carro envia são bem claros e merecem atenção. Se o motor começa a engasgar, perde potência ao acelerar e apaga repentinamente, é hora de levar seu carro ao seu mecânico de confiança.

Porém, o indicado é não esperar esses sintomas aparecerem para fazer a troca das velas. A instrução é que elas sejam trocadas a cada 20.000 km ou de acordo com as instruções do manual do proprietário.

Para manter seu veículo funcionando perfeitamente, fique sempre de olhos e vá até seu mecânico de confiança caso perceba sinais de problemas no carro. E não se esqueça: na hora de comprar suas peças, conte com a Bompreço Auto Peças.