Desde 2017, a PSA está substituindo a antiga caixa de câmbio automática AL4/ AT8 de quatro marchas pela nova AT6, de seis velocidades, fabricada pela Aisin. Atualmente, o novo modelo está em quase todos os veículos das marcas Peugeot e Citroën. Saiba mais sobre esse item e entenda como é feita a manutenção da caixa de câmbio Aisin AT6, confira abaixo!

Informações e características da caixa de câmbio Aisin AT6

Relações de marcha da caixa AT6III

  • 1ª: 4,044
  • 2ª: 2,371
  • 3ª: 1,556
  • 4ª: 1,159
  • 5ª: 0,852
  • 6ª: 0,672
  • Ré: 3,193

Diferenças entre 2ª e 3ª gerações da AT6

Visualmente, as duas gerações da caixa de câmbio Aisin AT6 são parecidas. Porém, existem alguns pontos que as diferenciam:

  • Calculador: no câmbio de 3ª geração possui cobertura plástica
  • Identificação na caixa seca: A AT6 de 3ª geração possui a identificação “3FA” e a de 2ª geração, “2FA”.
  • Pontos de tomada de pressão de óleo: no modelo da 3ª geração, os bujões estão dispostos de forma assimétrica. No de 2ª geração, ficam quase paralelos um ao outro.
  • Trocador de calor do óleo: no câmbio de 3ª geração ele fica preso ao câmbio por três parafusos, no câmbio de 2ª geração a fixação é por apenas um parafuso central.
  • Respiro: no câmbio de 3ª geração, há uma mangueira que prolonga a saída do respiro para evitar a contaminação da caixa por água.

Manutenção da caixa de câmbio Aisin AT6

Em caso de necessidade de reparação interna, existem dois cofres com as ferramentas específicas para o reparo periférico da caixa AT6: C-0336-ZU e P.0336/2.

Cuidados com o óleo da caixa de câmbio Aisin AT6

A caixa de câmbio Aisin AT6 possui o bujão de enchimento de óleo com a identificação do óleo que deve abastecê-la. A caixa de velocidades seca tem capacidade para cerca de 7 litros, o volume restante após o esvaziamento pelo bujão de escoamento de óleo é de cerca de 4 litros e a quantidade de óleo após a mudança é de aproximadamente 3 litros.

Para acessar o bujão de enchimento do óleo da transmissão no veículo, é necessário remover a caixa ressonadora de ar. A recomendação é usar uma ferramenta específica, semelhante a um funil pendurado no capô, para controlar o escoamento do óleo para a transmissão em seu enchimento.

Dê partida no veículo, passe a alavanca da CVA por todas as posições e depois deixe o câmbio em posição P (“park”) até que o óleo do câmbio atinja 58 graus. O veículo deve ser levantado no elevador para que seja possível abrir o bujão de nível que fica dentro do bujão de escoamento. Quando começar o gotejamento de óleo, o nível está correto.

Depois disso pode-se reinstalar o bujão de nível. Caso seja feita a troca parcial ou total do lubrificante no reparo do câmbio é necessário plugar o scanner ao veículo e zerar o contador de desgaste do óleo na memória do gerenciamento eletrônico da transmissão.

A manutenção deve ser feita apenas se você tiver todo o conhecimento técnico e prático sobre a parte mecânica da caixa de câmbio Aisin AT6. Não se esqueça de usar as ferramentas adequadas e conte sempre com peças originais.

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Fonte: Portal O Mecânico