Cerca de 49 milhões de veículos, todos classificados como automóveis pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatram), circulam pelo Brasil atualmente. Porém, embora todos estejam nesse grupo, visualmente há muitas diferenças devido aos variados tipos de carroceria do carro.

Confira abaixo as 9 principais estruturas de automóveis e as diferenças entre elas:

HATCHBACK

Hatch, em inglês, significa escotilha. Assim, o nome se refere à ideia de janela ampla, que pode ser aberta e dá acesso ao porta-malas e interior do carro. Geralmente, é o design adotado nos modelos de entrada das marcas e pode aparecer na versão de duas ou quatro portas.
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Sua característica principal é a divisão em dois volumes: a parte onde fica o motor e a cabine onde ficam o motorista e os passageiros.

Exemplos: Volkswagen Gol, Chevrolet Celta, Ford Ka, Peugeot 206 e Fiat Palio.

 

SEDAN

Os carros sedan contam com três volumes e quatro portas, além de motor, cabine dos passageiros e porta-malas em divisões bem definidas.

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Outro ponto que merece ser destacado é que o compartimento traseiro é externo ao habitáculo e a tampa não inclui o vidro traseiro.

Exemplos: Toyota Corolla, Honda Civic, Ford Fusion, Volkswagen Jetta, Fiat Siena e Chevrolet Vectra.

 

FASTBACK

Geralmente, esse é o modelo escolhido por motoristas que buscam elegância aliada a um estilo mais funcional. É parecido com o hatchback, porém a parte traseira é mais longa.

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A divisão entre o habitáculo e o porta-malas é mais sutil e o teto segue uma curva até o porta-malas, criando uma silhueta levemente encurvada.

Exemplos: Ford Mustang, Chevrolet Kadett e Ford Escort

 

PERUA

Esse tipo de carroceria do carro é uma derivação do sedan que privilegia a funcionalidade e o acesso ao interior do veículo.

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Entre suas características estão o habitáculo dos passageiros estendido até o porta-malas, tampa da mala que envolve a janela traseira e a capacidade para mais bagagem.

Exemplos: Fiat Palio Weekend, Volkswagen Parati, Audi Avant, Xsara Break e BMW Touring.

 

ROADSTER

Roadster é o modelo projetado para uso em estradas. A dianteira é bem pronunciada e a predominância é esportiva.

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Por essa característica, o modelo tem, obrigatoriamente, tração traseira, motor dianteiro e dois assentos que ficam recuados até a altura do eixo traseiro.

Exemplos: Audi TT Roadster e BMW Z4.

 

CUPÊ

Os modelos cupê têm teto rígido com menos de 934 litros de espaço interno. Suas características são a denotação esportiva, de duas portas e três volumes, com teto baixo e coluna traseira inclinada.

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Exemplos: Porsche 356, 911 e Maserati Coupé.

 

SUV

SUV, em inglês, significa “Veículo Utilitário Esportivo”. É o modelo ideal para quem anda em todos os tipos de terreno. Isso significa que sua carroceria está próxima à dos off-roads, porém seu uso vale para cidade e estradas.

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Esse modelo apresenta bom desempenho fora-de-estrada, motor potente e diversos itens de luxo.

Exemplos: Porsche Cayenne, BMW X5, Mercedes-Benz ML, Jeep Cherokee, Nissan Pathfinder e Pajero Full.

 

MINIVAN

O desenvolvimento desse modelo foi focado em função, praticidade e melhor uso do espaço. Por isso, a cabine, o espaço para o motor e o porta-malas constroem um único volume.

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Dentre as características básicas estão a posição Dentre as características básicas estão a posição de dirigir mais alta e uma extensa possibilidade de configuração dos bancos. mais alta para dirigir e uma extensa possibilidade de configuração dos bancos.

Exemplos: Renault Scénic, Chevrolet Zafira, Mercedes Classe A e Citroën Picasso.

 

PICAPE

No Brasil, é comum que as picapes sejam criadas a partir de carros populares. O nome dessa carroceria do carro deriva da palavra “pick-up”, que significa carregar.

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A função principal desse modelo é carregar cargas e por isso traz um espaço aberto para a carga.

Exemplos: Ford F250, Ford Courier, Fiat Strada e Chevrolet Montana.