Os carros híbridos são considerados uma importante alternativa para reduzir a emissão de gases poluentes e por isso se tornam cada dia mais conhecidos. Para saber mais sobre esse modelo, confira características, vantagens e desvantagens.

Como funcionam

Os carros híbridos têm dois motores, sendo um ligado ao outro: o motor tradicional à gasolina e o motor elétrico alimentado por baterias. Os dois motores trabalham juntos com a função de reduzir o consumo de combustível em relação a um carro convencional.

Componentes dos carros híbridos

  • Motor a gasolina

O motor a gasolina de um híbrido é menor e utiliza novas tecnologias para aumentar sua eficiência e autonomia. Isso permite que a emissão de poluentes na atmosfera seja menor.

  • Motor elétrico

Esse dispositivo em carros híbridos conta com tecnologia eletrônica avançada e permite inúmeras funções que aproveitam o movimento do carro nas arrancadas e nas freadas. A atuação do motor elétrico pode ser como o propulsor principal ou como carregador das baterias.

  • Transmissão

A transmissão tem função de enviar o movimento gerado pelo motor até as rodas e colocar o automóvel em movimento.

  • Gerador

Esse componente é usado principalmente em híbridos em série e funciona exclusivamente para a produção de energia elétrica.

  • Baterias

São dispositivos de armazenamento de energia para movimentar o motor elétrico e, dependendo da composição, podem reservar energia gerada pelo propulsor elétrico e alimentá-lo.

Tipos de motores híbridos

  • Híbrido de série

O motor à combustão interna tem função apenas de gerar eletricidade e é acionado para recarregar a bateria. Nesse tipo de motor, toda a tração é originada pelo motor elétrico.

Exemplos de carros híbridos de série: Chevrolet Volt e Opel Ampera.

  • Híbrido em paralelo

Nesse tipo, os motores elétrico e à combustão são utilizados para gerar força.

Exemplos de carros híbridos em paralelo: Honda Civic Hybrid e Insight.

  • Híbrido combinado

Os dois motores podem tracionar o veículo, independente da combinação. Nesse tipo, a conexão mecânica das rodas está ligada aos dois propulsores.

Exemplos de carros híbridos combinados: modelos produzidos pela Toyota e pela Lexus.

Vantagens

  • Aceleração interpretada por um computador que recebe a informação e define se vai ser necessária mais força, solicitada ao motor a gasolina, ou menos força, solicitada ao elétrico. Isso permite que o veículo combine os dois motores e obtenha grande economia de combustível e redução da emissão de poluentes.
  • Configuração que permite capturar a energia liberada e usá-la quando frenado para carregar as baterias dentro do carro híbrido. Isso significa os carros híbridos não precisam ser carregados a partir da tomada elétrica de sua casa.

Desvantagens

  • Altos valores cobrados por esses modelos que ainda não entraram no mercado em larga escala.
  • Pouca autonomia, principalmente das baterias carregadas na rede de energia elétrica, já que não possuem boa durabilidade e têm alto impacto ambiental por não serem recicláveis.
  • Carros híbridos são relativamente pesados por causa das baterias instaladas dentro do carro, o que significa que são mais lentos que os veículos convencionais.

 

Para ficar por dentro de notícias sobre o mundo automotivo e dicas de mecânica básica, acompanhe nosso blog!