O catalisador é um componente obrigatório nos veículos porque converte os gases nocivos que saem do motor em CO2, H20 e N2. Ele é projetado para durar toda a vida útil do veículo, porém, por falha de manutenção, falha do sistema de ignição e alimentação, ele pode precisar ser substituído. Pensando nisso, explicamos abaixo o passo a passo para a troca do catalisador do Honda Civic 1.6, mais especificamente, um Honda Civic EX Coupé 1997.

Uma dica importante é verificar regularmente todo o sistema de exaustão e também todos os componentes que interferem no sistema de exaustão.

Observações para a troca do catalisador do Honda Civic 1.6

  • Para saber a hora de fazer a troca do catalisador do Honda Civic 1.6 é importante estar atento a algumas recomendações. Em modelos mais recentes, o veículo é equipado com sonda lambda antes e depois do catalisador. Por isso, se o nível de oxigênio for o mesmo da entrada e da saída é sinal de que o catalizador não está funcionando. Em carros mais antigos, o sensor de oxigênio é instalado apenas na saída do escape, por isso são necessários testes para averiguar o funcionamento correto do componente.
  • O catalisador do Honda Civic 1.6 1997 deste passo a passo, é do tipo “under floor”, posicionado sob o assoalho, o que permite uma troca mais fácil.

Passo a passo da troca do catalisador do Honda Civic 1.6

  • Confirme se os parafusos de fixação estão limpos e sem ferrugem e, se necessário, passe um desengripante antes do procedimento. Comece retirando os dois parafusos de fixação na entrada do catalisador com o auxílio de uma chave inglesa ou estrela de 12 mm na porca e outra de 14 mm no parafuso.
  • Cada parafuso, na entrada do catalisador, traz uma mola posicionada entre a parte interna do flange e a cabeça do parafuso. Retire as molas com cuidado para aplicação na peça nova. No caso do Civic 1997 não é necessário retirar os protetores de cárter e térmico.
  • Remova as três porcas na saída do catalisador, antes do abafador intermediário, usando uma chave de 12 mm. Desencaixe e remova o catalisador velho.
  • Retire o anel de vedação localizado na entrada e a junta de vedação localizada na saída ao retirar o componente. Esses componentes devem ser trocados por novos e são adquiridos a parte.
  • A peça original da Honda possui três parafusos prisioneiros fixos com porcas de 14 mm, enquanto o catalisador de reposição vem apenas com os três respectivos furos. Logo, é necessário colocar três novos parafusos com 10 ou 8 mm de comprimento, reaproveitando as porcas originais de 14 mm se estiverem em boas condições.
  • Sempre troque a gaxeta na entrada e a junta de vedação na saída junto com o catalisador. Coloque a junta de vedação no flange de saída e a gaxeta na entrada.
  • Após posicionar o novo catalisador com as inscrições voltadas para baixo, coloque os parafusos sem apertar. Não esqueça que, na entrada, a cabeça dos dois parafusos e as respectivas molas vão na parte interna do flange, enquanto as porcas são colocadas na parte externa voltada para o motor. Use a chave de 12 polegadas para a porca e a chave de 14 para a cabeça dos parafusos. É necessário aplicar força nas molas com as mãos para a rosca dos parafusos alcançar as porcas.
  • Coloque o primeiro parafuso na entrada com pressão suficiente para o segundo parafuso também encaixar.
  • Coloque a junta de vedação em formato triangular, posicione os furos e coloque os novos parafusos com a cabeça de 14 mm voltada ao catalisador e as porcas, de 14 mm também, direcionadas ao abafador intermediário.
  • Após colocar os cinco parafusos, dê o torque final, certificando-se de que está tudo bem fixado.
  • É importante deixar o motor ligado de 10 a 15 minutos depois de instalar a peça nova para que a manta termoexpansiva faça a vedação correta de elemento cerâmico junto à carcaça metálica. Inspecione o sistema de escape para verificar se não há vazamento e se tudo está fixado corretamente.
  • Com o catalisador do Honda Civic 1.6 já colocado, utilize a pistola infravermelha para medir a temperatura de entrada e de saída do catalisador para atestar se a peça nova está funcionando de forma correta.
  • Preencha corretamente o certificado de garantia do catalisador novo.

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