O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou no dia 25 de julho a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e). Isso significa que, além do documento físico, os motoristas terão também a CNH digital, que poderá ser acessada através de um aplicativo para smartphones. Para entender as características desse novo formato da habilitação, confira o texto abaixo.

Principais dúvidas sobre a CNH digital

Confira o que já se sabe sobre a CNH digital até o momento e entenda quais serão os desafios da implementação do documento.

Quando a carteira eletrônica começa a valer?

De acordo com o Ministério das Cidades, a CNH digital começará a valer em fevereiro de 2018.

Foto: Agência Brasil

Foto: Agência Brasil

O que é preciso para obter o documento?

Para solicitar a CNH-e, o motorista terá primeiro que baixar o aplicativo, que estará disponível para IOS e Android a partir de fevereiro de 2018. Depois disso, terá que optar entre usar um certificado digital (pago) para fazer todo o processo pela internet ou ir até um posto do Detran para se cadastrar.

Feito isso, o motorista deverá fazer o cadastro no Portal de Serviços do Denatran e fazer o “login” no aparelho que utilizará a CNH digital. No primeiro acesso será gerado um código de segurança que permitirá a visualização dos documentos.

Um detalhe importante é que a CNH eletrônica só poderá ser emitida para quem tem a nova CNH, que possui QR Code, um código específico para ser lido por aparelhos eletrônicos.

O usuário poderá acessar o documento digitando uma senha, além de bloquear o aplicativo caso o aparelho seja roubado.

É preciso ter certificado digital para emitir a CNH-e?

De acordo com o Denatran, não é obrigatório ter o certificado digital. Essa assinatura eletrônica apenas possibilita realizar operações pela internet e permite que todo o processo de obtenção da CNH digital seja feito de onde o motorista estiver. Caso não tenha, o usuário terá que fazer o procedimento pelo Detran.

Como acessar a CNH digital se não tiver sinal de internet ou Wi-fi?

Conforme informações do Denatran, a conexão com a internet será necessária somente no primeiro acesso. Depois disso, a CNH-e estará disponível off-line e o acesso será feito apenas com uma senha de 4 dígitos.

Para mais dicas e novidades sobre o mundo automotivo, acompanhe o blog da Bompreço Auto Peças e fique de olho em nosso Facebook.