Como sempre falamos, é muito importante lembrar que todos os veículos precisam de manutenção com regularidade. Por isso, neste post iremos falar sobre a troca do rolamento dianteiro do Corolla.

Troca do rolamento dianteiro do Corolla

O rolamento de roda é um item que sofre muita influência de diversos fatores externos e é facilmente desgastado, mas que ocasionalmente é trocado dentro do prazo de validade. A durabilidade do rolamento e a eficiência do seu funcionamento estão relacionadas com o modo de conduzir o veículo, as condições dos componentes de suspensão e o tipo de solo percorrido.

Sem o balanceamento e alinhamento das rodas e as molas e amortecedores deteriorados, o rolamento acaba ficando sobrecarregado. Por isso é necessário realizar a troca do rolamento dianteiro do Corolla com a manutenção preventiva.

Gerações dos rolamentos

Nos carros com rolamentos da “geração zero” é possível separar as peças, o que permite ver as marcas de desgastes. No entanto, os rolamentos de primeira, segunda e terceira geração, que são os atuais, não permitem abrir o conjunto.

Os rolamentos de Primeira Geração são aqueles em que todos os elementos formam uma só peça que é aplicada no cubo de roda. Já os rolamentos de Segunda Geração são montados na fábrica no cubo de roda, o que é mais caro, mas diminui a possibilidade de erros na instalação. Por fim, os rolamentos de Terceira Geração se tornam parte da estrutura do conjunto completo de manga e eixo e flange para fixação da roda e tem como vantagens a aplicação correta da pré-carga de fabricação, maior durabilidade e facilidade de montagem e redução dos componentes, do peso do conjunto, de desbalanceamento e de vibrações.

Nesse post explicaremos como é feita a troca do rolamento dianteiro do Corolla 2004, que pertence à primeira geração.

Diagnóstico e inspeção para a troca do rolamento dianteiro no Corolla

  1. Observe primeiro a suspensão e depois a totalidade da roda.
  2. Retire a roda com ferramenta pneumática e soquete 21 mm.
  3. Solte os parafusos dos pivôs para remover a pinça de freio.
  4. Pendure a pinça de maneira que não danifique o flexível de freio.
  5. Remova as pastilhas de freio e inspecione as condições de desgaste do disco e das pastilhas de freio.
  6. Solte os dois parafusos de fixação do cavalete da pinça e de freio com uma chave 17 mm e retire o cavalete.
  7. Tire o disco de freio e solte a porca de fixação do cubo de roda com soquete de 30 mm e ferramenta pneumática.
  8. Retire a cupilha do terminal de direção com um alicate e remova a porca-castelo com soquete 17 mm.
  9. Solte o defletor e gire-o para poder posicionar o sacador de terminal e depois solte o terminal de direção.
  10. Siga o pivô da manga de eixo que também é preso por sistema de cupilha e porca-castelo e retire primeiro a cupilha.
  11. Solte as três porcas de fixação do pivô na bandeja de suspensão.
  12. Force a bandeja para baixo com as mãos, desencaixe as peças para descolar o pivô e faço o mesmo com o semieixo da manga de eixo.
  13. Sem remover, solte os dois parafusos e porcas de fixação da manga de eixo na torre de suspensão com chave e soquete 19 mm.
  14. Antes de remover os parafusos, segure a manga de eixo para que não caia.
  15. Retire a manga e leve-a para a morsa.
  16. Com a manga presa da morsa, utilize o sacador de terminal para remover o pivô, mantendo a porca-castelo em seu fuso para evitar deformações na peça.
  17. Ao levar o cubo para a pensa, faça o apoio correto com os calços para aplicar a força uniformemente para sacar o cubo de roda. Segure o cubo para conter sua queda.
  18. Pelos sinais de contaminação do anel que sai junto com a manga de eixo é possível notar se está no final da sua vida útil. Se a graxa estiver com coloração marrom é sinal de falha de lubrificação.
  19. Remova o defletor da manga de eixo e retire o anel-trava que apoia a pista externa do rolamento com um alicate apropriado.
  20. Retorne a manga de eixo à prensa para remover o que sobrou do rolamento. Lembre-se de fazer o apoio com os calços para aplicar a força uniformemente na região do anel externo.
  21. Examine o restante do rolamento fora da manga de eixo para observar a graxa e as esferas, verificando sinais de desgaste e corrosão na manga de eixo.
  22. Meça o alojamento do rolamento para se certificar que não está ovalizado.
  23. Posicione o súbito, de 90-150 mm calibrado na temperatura ambiente da oficina, no alojamento, encontre o ponto de máxima oscilação e zere a escala. Faça a medição em três pontos diferentes e veja se oscilação máxima entre eles é menor do que 0,010 mm (10 milésimos de milímetro).
  24. Na substituição do rolamento, o ideal é que também se troque o cubo de roda, que garante a qualidade do serviço e a durabilidade do rolamento novo.
  25. O rolamento não possui lado de instalação, pois não possui um sensor de ABS. Lembre-se de fazer a limpeza de todas as peças e da área da prensa.
  26. Posicione a manga de eixo e seus adaptadores universais na prensa de forma adequada para a aplicação homogênea de força no anel externo do rolamento. Garanta que o assentamento da peça está perfeito. Se a aplicação for errada o rolamento deve ser removido e substituído.
  27. Coloque de volta o anel-trava elástico do rolamento na região interna da manga de eixo.
  28. Devolva o defletor à manga antes de instalar o cubo de roda ou só será possível instalar sacando o rolamento, o que leva à perda da peça.
  29. Apoie corretamente o cubo de roda para a instalação na pista interna do rolamento. Os dispositivos de adaptação devem cobrir toda a região do rolamento para garantir que a força seja aplicada uniformemente.
  30. Faça o teste manual girando o cubo de roda para verificar se não há ruídos, vibrações ou engripamento com a manga de eixo presa na morsa.
  31. O restante da montagem segue a ordem inversa da desmontagem.
  32. A porca do semieixo na manga tem torque de aperto de 190 a 240 Nm.
  33. Na porca não é necessário o uso de qualquer ripo de cola, basta amassar a trava da porca com uma punção e martelo de borracha.

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