Existem no mercado inúmeras marcas e opções de pneus para cada tipo de veículo. Por isso, na hora de escolher o pneu certo para o carro é necessário se basear em vários fatores, como o estilo do carro, a rotina do motorista e preferências. Além disso, é fundamental levar em consideração o manual do veículo.

O uso de pneus incorretos pode levar a uma série de complicações na suspensão, prejudicando a condução do carro e colocando sua vida em risco. Pensando nisso, listamos algumas dicas para te ajudar nessa tarefa.

Dicas para escolher o pneu certo para o carro

  • Tipo do carro

Para definir o pneu certo para o carro é importante identificar o estilo do veículo. Esse cuidado é importante porque o uso de um pneu largo ou com aro maior em carros de passeio pode acarretar problemas, como fazer o carro perder sua força de arranque ou ter dificuldade para rodar a direção.

Já o uso de pneus menores em carros esportivos deixa a direção muito desconfortável. Por isso, consulte o manual do fabricante e saiba identificar as características do seu veículo.

  • Local onde é mais usado

O local onde você usa o seu carro é outro ponto importante para a escolha correta do pneu. Existem pneus mais usados na terra, outros para asfalto e alguns que são adaptáveis aos dois terrenos.

  • Durabilidade

A durabilidade do pneu depende diretamente da forma como é utilizado, das condições das ruas e da manutenção do pneu e do veículo.

  • Largura do pneu

O pneu certo para o carro não deve ter largura exagerada, pois pode afetar a tração e o desempenho do carro em frenagens.

Além das dicas acima, fique atento aos códigos e etiquetas de identificação. Elas têm as informações que permitem identificar qual o tipo do pneu certo para o carro.

Gostou das dicas? Então comente aqui e compartilhe. Para saber mais sobre o mundo automotivo e receber mais dicas e informações como essas, continue de olho em nosso blog e acompanhe o Facebook da Bompreço Auto Peças.