Muitas vezes, a troca da coifa do veículo exige a peça específica para determinado modelo. No entanto, já é possível encontrar no mercado modelos que atendem a esse tipo de demanda.

A empresa SKF desenvolveu um modelo de coifa da junta homocinética chamada “Unika”, que atende veículos de passageiros, comerciais leves e utilitários. Essa peça, com o auxílio de uma ferramenta expansora, possibilita realizar a substituição da coifa em veículos sem a necessidade de remoção da junta fixa e/ou junta deslizante.

O kit da coifa Unika contém coifa, graxa específica para aplicação e duas abraçadeiras que devem ser trocadas na reparação. Para te ajudar a entender o procedimento, explicamos o passo a passo para a substituição da coifa de um Kia Soul 2008 utilizando o expansor SKF.

Passo a passo da substituição da coifa em veículos

  • Remova a roda e solte a trava da porca da junta homocinética com martelo e talhadeira ou chave de fenda e, em seguida, solte a porca.
  • Solte o flexível do freio com uma chave de 10 mm para não danificar e remova o parafuso de 10 mm do sensor do ABS.
  • Solte o Knucle (manga de eixo) com uma chave de 17 mm para a cabeça do parafuso e outra de 19 mm para a porca, removendo os dois parafusos. Nesse passo da substituição da coifa em veículos é recomendado ter cuidado para não desencaixar a junta deslizante da caixa de câmbio.
  • Retire o cavalete da pinça de freio com uma chave de 17 mm e remova os dois parafusos.
  • Depois de retirar o cavalete, prenda-o com um arame ou suporte no prato da mola para não forçar o flexível do freio durante do procedimento.
  • Utilize o martelo e um pino punção para remover a junta homocinética do centro do cubo da roda.
  • Remova as duas abraçadeiras desgastadas com o auxílio de um alicate de corte, tanto a externa de maior diâmetro, quanto a interna.
  • Utilize esse mesmo alicate para cortar transversalmente a coifa comprometida e a remova.
  • Utilize um pano limpo para limpar a graxa velha da junta homocinética e do semieixo. Somente após ter feito isso aplique a graxa nova que compõe o kit da SKF.
  • Utilize o expansor SKF para instalar a coifa no lado da roda, posicione-a com o diâmetro maior voltado para o expansor. A ponta do braço expansor deverá ultrapassar o diâmetro menor da coifa no lado eixo.
  • Insira a coifa no expansor, com acionamento pneumático. Aperte o botão para expandir a borracha o suficiente para passar sobre o sino da junta homocinética. Deslize com cuidado a coifa expandida sobre a junta homocinética e em seguida libere o ar do expansor e retire da ferramenta.
  • Espere por cerca de 1 minuto para que a borracha da coifa retorne à posição inicial. Após isso, coloque a abraçadeira de menor diâmetro. Para este procedimento, utilize a ferramenta de aperto e corte SKF VKN 400 A ou similar. Posicione a coifa e abraçadeira na marcação correta do semieixo, na sequência, com a ferramenta, tencione a abraçadeira fixando-a.
  • Corte o excesso de fita com a própria ferramenta VKN 400 A e com a chave de fenda dobre a ponta que sobrou para dentro, fechando as duas abas laterais que funcionam como travas.
  • Aplique a graxa na homocinética, preencha os vãos entre as esferas de forma a expulsar o lubrificante velho, que deve ser removido com um pano limpo. Gire a homocinética de forma a preencher com graxa toda a superfície.
  • Aplique o restante da graxa na parte interna da coifa, até acabar todo o conteúdo do pacote.
  • “Vista” a homocinética com a coifa e coloque a braçadeira de maior diâmetro na posição correta, junto à extremidade externa da junta. Para travá-la, repita o processo do passo 12.
  • Corte com um estilete a parte que sobrou depois da abraçadeira maior.
  • Limpe a graxa excedente que ficou na parte externa da coifa durante a substituição da coifa em veículos.
  • Para a montagem, repita de forma inversa o processo de desmontagem que foi descrito do passo 1 ao 7. Insira a homocinética no centro do cubo da roda. Recoloque o cavalete da pinça de freio. Reposicione o flexíel, reinstale o sensor do ABS e prenda novamente a manga de eixo.
  • Após a montagem do sistema, coloque novamente a porca da homocinética. Trave o disco com uma ferramenta e aplique o torque correto na porca. Recoloque a roda para finalizar.

Indicações para aperto da substituição da coifa em veículos

  • Porca central da junta homocinética/rolamento – 270 Nm;
  • Parafusos do knucle (manga de eixo) – 135 Nm;
  • Parafusos do flexível de freio – 5,4 Nm;
  • Parafuso do sensor ABS – 5,4 Nm;
  • Parafusos de fixação da roda – 135 Nm (Roda de liga).

Dicas após a substituição da coifa em veículos

Devido à soltura de componentes da suspensão, é fundamental realizar a correção da geometria da suspensão em um serviço especializado. Esse aperto final da roda só poderá ser feito com o veículo apoiado sobre os pneus.

Um cuidado importante após substituição da coifa em veículos é que as porcas da roda devem ser reapertadas no intervalo de 160 km após a sua reinstalação, pois as rodas podem se afrouxar após o aperto inicial. Se as porcas da roda não forem apertadas em padrão cruzado, pode haver desenvolvimento de irregularidade, flutuação e vibração do freio.

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