O polimento premium serve para tirar riscos e dar brilho ao carro. Esse processo remove uma pequena camada de tinta do acabamento e expõe uma camada de tinta mais fresca. Para entender melhor esse assunto, continue lendo.

Importância do polimento premium

Cada imperfeição na pintura necessita de um tipo de produto para polimento. Por isso, é necessário analisar com antecedência o resultado desejado para escolher o processo adequado.

Passo a passo do polimento premium

Lavagem

  1. Limpe a carroceria com cuidado, atentando-se aos cantos, vincos e borrachas e retirando todas as impurezas para que nenhuma sujeira risque acidentalmente a pintura.
  2. Após a higienização, isole as bordas dos vidros, borrachas e partes pretas do carro com fita. Feche o capô e passe fita nos contornos do farol, do cofre do motor e na entrada de ar do capô.

Polimento

  1. Use papel craft para cobrir o espaço do parabrisa e proteger os limpadores e partes plásticas.
  2. Para tirar riscos e dar brilho, utilize o Finesse-it, produto da 3M recomendado para remoção de riscos na camada superficial da pintura. Ajuste a politriz para rotação máxima entre 1.800 rpm e 2.000 rpm, de acordo com a peça a ser polida.
  3. Passe uma flanela sobre a carroceria e inicie o polimento pelo capô, seguindo então para as outras partes. Comece com a rotação mais baixa e aumente conforme a necessidade.
  4. Carros de alta performance costumam ter muitas entradas e saídas de ar e a politriz nem sempre consegue alcançar todos os cantos. Neste caso, é preciso ir manualmente com um pano para não danificar a peça.
  5. Passe um pano de microfibra pela carroceria para retirar os resíduos de produto antes de lustrar a carroceria.

Lustração

  1. Use um produto lustrador e boina de espuma na politriz. Para este passo, o equipamento deverá ser ajustado com velocidade entre 2.000 e 2.500 rpm.
  2. Aplique água na boina junto com o lustrador, pois a espuma aquece a pintura e a água ajuda a baixar a temperatura.
  3. Passe novamente um pano de microfibra para a limpeza da superfície antes do próximo passo.

Aplicação de cera

  1. Antes de encerar, retire as fitas de isolamento das partes plásticas.
  2. Aplique a cera na carroceria com um pano de algodão sempre com movimentos em linha durante a aplicação e limpeza.
  3. Finalize o trabalho utilizando um pano de microfibra para tirar qualquer tipo de resíduo.

Tem mais alguma dúvida sobre o polimento premium? Envie uma mensagem para nossos especialistas! Para mais informações sobre o mundo automotivo, continue acompanhando o blog da Bompreço Auto Peças e siga nosso Facebook.

Fonte: O Mecânico