Muitas pessoas tem dificuldade em saber a quantidade do teor de álcool na gasolina, hoje no blog vamos ensinar como verificar o nível de álcool na gasolina. Como o álcool se dissolve formando uma mistura homogênea fica mais complicado conseguir ver esse tipo de modificação.

Porém, é necessário que os donos dos veículos fiquem atentos as características dos combustíveis. Para conseguirem visualizar com exatidão, é preciso ter os seguintes materiais: 50 mL de água, 50 mL de gasolina comum, 1 cilindro graduado de 100 mL com tampa.

Vale lembrar que o cilindro deve ser de proveta, mas se não for possível, pode ser usado um material alternativo: uma mamadeira, por exemplo.

Para conseguir visualizar o nível de álcool na gasolina com os materiais solicitados, devemos seguir os passos:

1. Colocar água no cilindro até completar o volume de 50 mL;
2. Acrescente cuidadosamente a gasolina comum até completar o volume de 100 mL;
3. Tampe o cilindro e agite até obter a mistura dos dois componentes;
4. Observe a separação de fases que vai ocorrer no cilindro após o agitamento.

Analisando os resultados:

Veja a quantidade de gasolina, leia no cilindro graduado o volume ocupado pela gasolina. Será esse o volume que indicará o teor da gasolina, em outras palavras, a porcentagem de gasolina na mistura. Essa medida é dada em mililitros.

No caso do álcool, para conseguir o teor do mesmo, basta subtrair a quantidade total da mistura feita da porcentagem da gasolina. Ou seja, 100 – “teor de gasolina” = teor de álcool.

Para as pessoas que tem carros mais antigos, aqui vai uma dica da Bompreço, lembrem que é muito importante ficar de olho no teor de álcool na gasolina, as vezes pode ser que necessário recalibrar os carburadores e alterar a curva da avanço.