Os faróis do carro são essenciais para manter a segurança nas ruas e estradas, pois garante melhor visibilidade, possibilitando a comunicação entre os motoristas. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas de manutenção e cuidados com os faróis do carro. Confira e saiba como manter esse item novo por mais tempo.

Manutenção dos faróis do carro: dicas fundamentais

  • Clima

Chuva, altos índices de radiação solar, excesso de umidade e luz do sol podem afetar a estética dos vidros dos faróis, deixando-os amarelados e opacos. Para protege-los, evite a exposição constante aos raios solares e à chuva e mantenha o carro estacionado em uma garagem que seja coberta e protegida também da umidade.

  • Polimento

As peças mais novas são compostas de plástico policarbonato extremamente resistente a impactos e possui alto índice de transparência. Apesar da qualidade e da aplicação do policarbonato, é preciso ter alguns cuidados com os faróis do carro porque ele escurece ao longo do tempo, o que reduz a intensidade de luz propagada.

Para minimizar o desgaste, é possível recorrer aos serviços de polimento, que fazem o clareamento do policarbonato, mantendo as lentes claras por mais tempo e atenuando os efeitos dos raios ultravioleta. Também é recomendada a utilização de verniz automotivo, que cria uma camada protetora das lentes.

  • Vedação e lentes

O contato dos faróis com a água pode gerar pane no sistema elétrico e comprometer a segurança do veículo. Por isso, caso perceba um acúmulo de água no interior dos faróis ou a formação de gotas na parte de dentro deles, é sinal de que é preciso ajustar a vedação do compartimento ou verificara a presença de trincos nos faróis.

  • Utilização correta

Além da aparência, são necessários outros cuidados com os faróis do carro. Para garantir seu funcionamento correto, faça revisões periódicas nos faróis, faróis de milha e luzes de freio e regule os faróis.

Perguntas frequentes sobre cuidados com os faróis do carro

O que fazer quando o farol está danificado?

Quando há danos na fixação, é recomendado fazer o reparo ou a substituição do conjunto. Já quando o problema é a opacidade de lente, recomenda-se o serviço de polimento.

Quais os riscos de um farol quebrado na estrada e na cidade?

  • Diminuição na eficiência de iluminação;
  • Ofuscamento da visão do motorista que vem em direção contrária;
  • Multa por infração de trânsito.
  1. Quanto custa a multa por rodar com farol quebrado?

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, transitar com o farol desregulado ou com o facho de luz alta de forma a perturbar a visão de outro condutor é considerada uma infração grave. Além da multa de R$195,23 e dos cinco pontos na carteira de motorista, há retenção do veículo para regularização.

Saiba mais sofre infrações de trânsito que geram a apreensão do veículo.

  1. Como usar corretamente o farol do carro?

Um dos maiores cuidados com os faróis do carro é sua utilização correta. O uso do farol baixo é obrigatório em rodovias e locais com baixa iluminação. Já o farol alto deve ser utilizado apenas em vias que não tenham fluxo contrário de veículos, evitando o ofuscamento da visão dos motoristas em direção inversa.

  1. Quais são os modelos de faróis disponíveis no mercado?

Farol halógeno – modelo convencional utilizado na maioria dos veículos que atendem à legislação nacional;

Farol de xenônio – luz mais forte, à base do gás xenônio, que possibilita uma luminosidade mais eficiente se comparado à luz halógena;

Farol de led – utiliza a tecnologia de iluminação por led, sendo mais eficiente no direcionamento do facho quando comparado às demais tecnologias.

Para manter seus faróis bonitos e funcionando perfeitamente por mais tempo, siga nossas dicas e compre peças de quem é referência no mercado.

Na Bompreço Auto Peças você encontra produtos originais e com garantia de qualidade. Conheça nossas linhas e confira nossas condições.