Com a chegada do final de ano, é hora das pessoas começarem a planejar as viagens de férias. Mas antes de colocar o pé na estrada, é preciso seguir alguns cuidados e dicas para economizar na viagem de carro e garantir a segurança de todos.

Pensando nisso, listamos abaixo práticas que podem ajudar a economizar e evitar acidentes ou problemas graves no trânsito.

Dicas para economizar na viagem de carro

  • Calcule os gastos que terá no percurso

Na hora de começar a planejar sua viagem, tenha em mente o trajeto que irá fazer e calcule o quanto gastará com combustível e pedágio.

Para economizar na viagem de carro, uma boa dica é escolher rotas alternativas para evitar esse custo elevado, porém lembre-se de pesquisar caminhos seguros e com estrada em boas condições para evitar surpresas.

  • Cheque o nível de gasolina frequentemente

Fique de olho no marcador de gasolina e abasteça sempre que o tanque estiver com menos de dois terços da capacidade total.

  • Faça a revisão do carro

Antes de pegar a estrada, é essencial fazer a revisão do carro e checar os itens mais importantes, como pneus, óleo e pastilhas de freio. Essas manutenções têm um custo baixo ajudam a evitar diversos problemas.

  • Leve comidas e bebidas

Levar comida de casa é melhor do que confiar em locais suspeitos, além de ser uma boa forma de economizar na viagem de carro. A dica é comprar os alimentos em supermercados ou lojas conhecidas por preços menores e levar bastante água, frutas e sanduíches leves em caixas térmicas.

  • Mantenha o ar condicionado ligado

Ao dirigir com as janelas fechadas, o atrito com o ar diminui e não é preciso aumentar a potência, o que possibilita economizar na viagem de carro.

  • Não carregue peso extra no carro

Quanto mais carregado estiver o carro, maior será a necessidade de aceleração e, consequentemente, a queima de combustível. Por isso, a dica é levar apenas o necessário.

Outra dica importante para economizar na viagem de carro e evitar acidentes é praticar a direção defensiva. Para mais dicas e informações sobre o mundo automotivo, acompanhe o blog e fique de olho em nosso perfil no Facebook.