Os carros flex têm se tornado cada vez mais comuns entre os consumidores. Porém, por ser uma tendência nova, é natural que os motoristas ainda tenham algumas dúvidas sobre esse modelo. Pensando nisso, separamos dicas para te ajudar a entender como deve ser feito o abastecimento de carros flex e garantir o funcionamento adequado do veículo.

Da montadora até a concessionária: o caminho dos carros flex

Ao sair da linha de montagem da fábrica, o carro é abastecido com cerca de 3 litros de combustível para fazer a última checagem no dinamômetro. Durante essa avaliação, a injeção eletrônica identifica se foi colocado gasolina ou álcool no tanque e registra essa informação em seu módulo.

Após esse teste, o carro vai para o pátio, onde fica até o dia de ser enviado para a concessionária e todas as manobras realizadas na fábrica e na loja usam o combustível que foi utilizado no dinamômetro.

Para evitar problemas, é essencial que os entregadores das concessionárias informem ao cliente qual combustível está dentro do tanque. Caso contrário, se o motorista fizer o primeiro abastecimento com um combustível diferente será necessário rodar pelo menos 15 minutos para que a injeção eletrônica identifique e faça as adequações necessárias na relação entre ar e combustível.

Como o sistema flex funciona?

O carro flex possui um sensor chamado Sonda Lambda que verifica a quantidade de álcool e gasolina no tanque com muita precisão. Ao identificar essa informação, o sistema adapta as funções do motor de acordo com as necessidades de cada combustível.

Dicas para o abastecimento de carros flex

Normalmente, as pessoas abastecem o carro ao sair da concessionária e vão para casa, porém se o percurso for pequeno não é suficiente para a injeção eletrônica se atualizar. Caso isso ocorra, quando o proprietário der a partida no dia seguinte o carro não vai pegar. Para evitar que isso aconteça, confira algumas dicas.

  • Se for encher o tanque no primeiro abastecimento, coloque apenas gasolina ou apenas álcool e rode por, pelo menos, 15 minutos antes de desligar o carro.
  • Se preferir abastecer com poucos litros de combustível para poder chegar até o posto de combustível de sua confiança, pergunte ao entregador da concessionária qual combustível está no tanque.
  • No inverno, mantenha o tanque reserva de gasolina sempre abastecido para garantir que a partida a frio funcione. Além disso, lembre-se de trocar a gasolina do reservatório a cada seis meses para ela não ficar muito velha.

É indicado usar gasolina periodicamente no abastecimento de carros flex?

Apesar das montadoras afirmarem que não é necessário fazer o abastecimento periódico com gasolina, é natural ocorrer a formação de uma espécie de geleia no tanque quando o motorista utiliza só álcool por um longo período.

Quando ocorre isso, há o entupimento das tubulações e do pescador de combustível, que tem a função de levar o líquido para o motor. Para evitar esse problema, a dica é usar a gasolina pelo menos a cada três meses no momento do abastecimento de carros flex.

 

Para mais informações sobre o mundo automotivo, acompanhe o blog da Bompreço Auto Peças e siga dicas e novidades no nosso perfil do Facebook.