A suspensão é essencial para o bom funcionamento do veículo, afinal é ela que garante a estabilidade do automóvel e absorve os impactos com o solo, além de manter as quatro rodas no chão e auxiliar no desempenho. Para proporcionar maior conforto e segurança ao motorista e aos passageiros, separamos algumas dicas e cuidados com a suspensão do carro.

Como funciona a suspensão do carro?

Cada veículo possui um tipo de suspensão, porém alguns modelos podem ter um tipo de suspensão na traseira e outra na dianteira.

Conhecer o tipo de suspensão do carro é importante para saber quais componentes devem ser checados e o prazo para fazer isso, garantindo o funcionamento adequado do veículo e a segurança dos ocupantes.

Tipos de suspensão:

  • Independente

Nesse modelo, cada roda recebe os impactos das irregularidades do solo sem transferir à outra do mesmo eixo.

  • Semi-independente

Neste tipo, parte dos impactos é repassado para a outra roda.

  • Dependente

Nesse os movimentos de uma roda são percebidos nas outras rodas do eixo.

Cuidados com a suspensão do carro: conheça cada parte

Quando se fala em cuidados com a suspensão do carro, a dica mais importante é ficar atento ao desempenho do sistema e manter as manutenções em dia. Confira alguns cuidados que podem ajudar a garantir o funcionamento correto de cada componente da suspensão.

  • Molas e amortecedores

A mola filtra as imperfeições do solo e, junto com ela, os amortecedores atuam para reduzir as irregularidades da pista.

Por trabalharem em conjunto, é indicado que os dois itens sejam revisados quando o veículo chega aos 20 mil quilômetros rodados e trocados ao atingir 40 mil quilômetros rodados, ou conforme a recomendação de cada fabricante.

Fique atento!

Para checar o funcionamento dos amortecedores em casa, empurre umas das pontas do carro para baixo com força. Se a carroceria balançar mais de duas vezes antes de ficar no eixo pode ser sinal de que os amortecedores não estão funcionando como deveriam.

Além disso, sempre que levar o carro para fazer alinhamento ou balanceamento, peça para o mecânico verificar se não existe vazamento e se as hastes estão limpas.

  • Braço oscilante

Esse componente tem a função de apoiar a coluna de suspensão, que é articulável. Caso o motorista sinta alguma diferença ao dirigir e ouvir algum barulho na suspensão, pode ser que as buchas do braço oscilante estejam gastas ou danificadas. Nesse caso, é indicado ir até sua oficina de confiança e trocá-las.

  • Pivô de suspensão

O pivô de suspensão tem o objetivo de auxiliar a coluna de suspensão em seu movimento, garantindo o ângulo de oscilação do braço. Para garantir os cuidados com a suspensão do carro, fique atento aos ruídos que esse componente irá emitir se estiver gasto e faça a troca imediatamente.

  • Barra estabilizadora

Esse item garante a estabilidade do veículo em altas velocidades, em retas e curvas, e promove a ligação entre as colunas de suspensão. Esse componente é preso à carroceria por buchas de ligação e às colunas por meio de bieletas, ajudando a controlar o equilíbrio da carroceria e evitando acidentes. A falta de estabilidade e os ruídos podem indicar que a barra não está funcionando corretamente.

Siga nossas dicas e fique atento aos sinais que seu carro pode dar. Acompanhe o blog da Bompreço Auto Peças para ficar por dentro de novidades e informações do mundo automotivo e  curta nossa página no Facebook.