Cuidar bem do seu carro é fundamental para evitar acidentes e imprevistos na estrada e por isso a manutenção preventiva é apontada como a solução para prevenir e evitar problemas ao volante. Mas você sabe quais são as vantagens das revisões periódicas para o seu carro e seu bolso?

O ditado “é mais barato prevenir do que remediar” vale para os carros também, pois a manutenção preventiva é, em média, 40% mais barata que a corretiva. Esse dado revela que as revisões periódicas são a chave para garantir a segurança do veículo, poupar vidas, evitar maiores emissões de poluentes e reduzir gastos com o veículo.

Dessa forma, não basta fazer a manutenção no veículo antes de pegar a estrada, pois ela não pode ser considerada preventiva e pode revelar problemas mais sérios que não serão sanados devido ao pouco tempo entre a revisão e a viagem. Dessa forma, é importante que o motorista use o manual do veículo, pois lá encontrará informações acerca de como calibrar pneus, quando o óleo deve ser trocado e ainda quando o carro precisa passar por uma revisão completa.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

A manutenção preventiva realiza a troca de peças que já apresentam desgaste, mas que ainda não interferem negativamente sobre outras peças, além de representar economia ao motorista, afinal um motor calibrado acaba diminuindo o consumo de combustível, por exemplo.

Motoristas que possuem veículos com a idade mais avançada precisam ter cuidado redobrado, afinal os carros hoje em dia são projetados para ter uma vida útil de cerca de 5 anos. Porém, quando o motorista se preocupa e conserva o carro, a vida útil pode ser mais longa, chegando a 10 anos. Nesse caso a manutenção preventiva é ainda mais fundamental.

REDUÇÃO DA EMISSÃO DE POLUENTES

Além de ser importante fazer manutenção periódica para garantir o bom desempenho do motor, manter o consumo de combustível dentro da média prevista, evitar falhas inesperadas, a manutenção preventiva também é positiva para o meio ambiente. Prova disso é que regular o motor e trocar o filtro de ar pode reduzir, em média, 40% de emissões poluentes.

 MECÂNICO DE CONFIANÇA

Fazer a revisão preventiva é essencial, mas é importante ter cuidado ao escolher o mecânico e não deixar o carro nas mãos de qualquer pessoa, mesmo que seja apenas um serviço simples. Essa nova necessidade é resultado das especificações técnicas de cada carro que estão muito desenvolvidas hoje em dia, não sendo qualquer pessoa habilitada a fazer a manutenção.

Leia em nosso blog Dicas para acertas na escolha da oficina mecânica e deixe seu carro em boas mãos.