Atualmente, os motoristas encontram grande variedade de motores, afinal os carros podem variar o levante das válvulas, o ponto de abertura e o tempo que elas permanecem abertas. Isso significa que são encontradas diferenças sobre quando as válvulas devem abrir, quanto e por quanto tempo. Para te ajudar a entender um pouco mais sobre o tema, hoje trouxemos algumas características e vantagens do comando de válvulas variável. Confira!

O comando de válvulas variável

O comando de válvulas é um eixo formado por ressaltos, chamados de cames, localizados na cabeça do motor. A função dessa peça é empurrar e abrir as válvulas de admissão e escape para permitir a entrada e saída dos gases que originam e resultam da combustão. O eixo é ligado ao eixo do motor, que transmite movimento às demais partes mecânicas do motor e pode ser comandado por correias, correntes ou hastes.

Seguindo essa ideia, o comando de válvulas variável consiste num sistema que possibilita a abertura das válvulas de acordo com a necessidade do motor.

Vantagens do comando de válvulas variável de acordo com a concepção do motor

  • Motores SOHC

Possuem apenas uma árvore de comando de válvulas e é mais comum em motores de duas válvulas por cilindro. Nesse modelo, há maior redução do consumo de combustível e, consequentemente, das emissões de poluentes.

  • Motores DOHC

Possui uma árvore de comanda para válvulas de admissão e outra para as de escape. As variações possíveis são:

  1. Abertura das válvulas de admissão, que garante potência, torque, consumo, suavidade do motor e alguma redução de emissões.
  2. Variação nas válvulas de escape, que reduz muito as emissões e aumenta potência, torque, consumo e suavidade do motor.

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