O sistema de direção dos carros é composto por componentes que trabalham em conjunto, garantindo que o movimento de giro do volante seja transferido para a caixa de direção e depois para as rodas, realizando a manobra sob as condições normais de direção. Esses componentes permitem que o automóvel altere a direção do movimento de forma segura e fácil, além de responder o contato do pneu com a pista sem transferir vibrações e impactos.

Requisitos do sistema de direção dos carros

  • O sistema deve amortecer ao máximo as irregularidades do solo, garantindo que o motorista tenha sempre o veículo em contato com a pista.
  • O sistema de direção dos carros deve obedecer a geometria ackerman, que define que o prolongamento do eixo das rodas dianteiras interceptam o prolongamento do eixo traseiro.
  • Em tráfego retilíneo, o sistema deve garantir o retorno das rodas à posição reta e também a estabilidade.
  • O sistema deve apresentar uma relação de redução adequada ao fácil manuseio do veículo.
  • O sistema deve reagir ao mínimo movimento do volante.

Tipos de sistemas de direção

O sistema de direção dos carros pode ser classificado de acordo com o tipo de caixa de direção e quanto ao tipo de auxílio ao sistema.

  • Quanto à caixa de direção:
  1. Sistema de direção por pinhão e cremalheira;
  2. Sistema de direção por parafuso sem fim e setor.
  • Quanto ao tipo de auxílio:
  1. Mecânico (sem auxílio);
  2. Hidráulico;
  3. Eletro-Hidráulico;
  4. Elétrico.

Componentes do sistema de direção dos carros

Volante de direção

Estrutura fabricada em alumínio e revestida com plástico, normalmente em formato circular. O volante de direção possui internamente um núcleo que aloja a buzina e, em alguns modelos, determinados comandos elétricos do veículo. O diâmetro do volante varia conforme a necessidade de torque do sistema de direção.

Coluna de direção

Componente em formato cilíndrico composto pela árvore de direção, que gira dentro deste componente.  Ambos são fabricados em aço e a coluna é parafusada na estrutura do veículo, parte dela está dentro do habitáculo e a outra, composta pela árvore de direção, atravessa a parede corta fogo até se conectar com a caixa de direção.

Caixa de direção

Componente principal do sistema de direção dos carros, a caixa de direção é responsável pela redução do sistema, conversão dos movimentos de rotação do volante em movimento retilíneo dos braços e barras de direção, absorção de vibrações, além de articulações do sistema Ackerman em alguns modelos.

Braços de direção:

Também chamados de braços axiais, têm a função de transmitir o movimento da caixa de direção para as mangas de eixo e para as rodas. São feitos de aço e possuem extremidades rosqueadas, sendo uma delas para encaixe na caixa de direção e a outra no terminal de direção.

Manutenção do sistema de direção dos carros

O sistema de direção dos carros está constantemente exposto a vibração e impactos das vias onde o veículo trafega. Por isso, é importante que o motorista fique atento e faça as manutenções preventivas, evitando o desalinhamento natural das rodas e o desgaste dos componentes.

Para ficar por dentro das informações do mundo automotivo, acompanhe o blog da Bompreço Auto Peças e fique de olho no nosso perfil do Facebook.