O mercado de acessórios tem crescido nos últimos tempos devido ao fim dos pacotes adicionais. Isso significa que os carros zero quilômetro têm recebido mais itens da própria concessionária. Porém, muitos consumidores não sabem que os equipamentos oferecidos em lojas independentes e até nas autorizadas nem sempre são homologados e a instalação de acessórios pode envolver riscos. Para evitar problemas, o ideal é saber quais os cuidados para manter a garantia de fábrica e aplica-los sempre.

Como saber se um acessório é homologado pelo fabricante?

A dica para saber se um item é ou não homologado é procurá-lo no site da montadora, na área de acessórios. Caso esteja na lista de opcionais, o item é instalado pela concessionária sem influenciar na garantia.

Outro aspecto importante é conversar bastante com o vendedor, tirar todas as dúvidas sobre os itens que pretende adquirir e prestar muita atenção aos documentos que assinar para saber exatamente o que está comprando e quais podem ser as consequências.

Cuidados para manter a garantia de fábrica nas concessionárias

  • Câmera de ré, central multimídia e sensor de estacionamento

O risco desse processo está nas instalações elétricas de má qualidade, que pode envolver corte inadequado de fiação, manuseio incorreto do chicote e intervenção incorreta na bateria.

  • Piloto automático

Antes de instalar esse item é preciso ter certeza de que o kit não vai alterar o plano de garantia do veículo. Para isso, cheque se o acessório é oferecido como original de fábrica e exija nota fiscal.

  • Direção assistida

Normalmente, a direção assistida conta com a assistência hidráulica, que esbarra em um problema principal: o custo e a falta de mão de obra especializada para esse tipo de instalação.

Situações e acessórios: cuidados para manter a garantia de fábrica

É comum ver empresas e especialistas alertando que os componentes à venda em lojas independentes podem não ser adequados a um certo modelo e causar problemas. Além disso, destacam que situações comuns do dia a dia, como buracos e abastecimentos, podem afetar nos cuidados para manter a garantia de fábrica.

Problemas que podem influenciar na garantia de fábrica

  • Buraco

As cidades brasileiras estão cheias de buracos e esse pode ser um problema ainda mais complicado do que se imagina. Caso o motorista esteja dirigindo e não tenha tempo de desviar de algum defeito do asfalto, a concessionária pode brigar para provar que o problema foi gerado porque o motorista não prestou atenção enquanto dirigia, inviabilizando a validade da garantia.

  • Combustível de má qualidade

Caso o carro apresente alguma falha motivada pelo combustível, os técnicos da concessionária irão analisar se foi utilizada gasolina adulterada. Se isso for comprovado, a garantia deixa de valer e o custo do conserto será responsabilidade do motorista.

  • Troca de peças originais do carro

Em situações em que o mecânico não usar peças originais, a concessionária tem o direito de negar a garantia, afinal o prejuízo ao carro resultou do uso de um componente que não é original de fábrica e, portanto, não é responsabilidades das redes credenciadas pela montadora.

  • Garantia por tempo ou quilometragem

Quando se fala nos cuidados para manter a garantia de fábrica, é essencial ficar atento à validade desse direito. Normalmente, a garantia é por tempo ou quilometragem e costuma valer o que acontecer primeiro. Isso significa que se a garantia é de um ano ou 15 mil quilômetros, ela termina quando uma das duas situações ocorrer.

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