Existem muitos nomes, preços e tipos de combustíveis nos postos de gasolina. Mas você sabe quais as diferenças e recomendações da gasolina comum, etanol aditivado, GNV, diesel S-10 etc? Para te ajudar a escolher o melhor para o seu carro, preparamos um guia com informações dos principais tipos de combustíveis comercializados.

Tipos de combustíveis e seu uso:

  • Gasolina comum

A gasolina comum apresenta coloração natural, de incolor a amarelada. É o principal combustível utilizado no Brasil para veículos de passeio. Este derivado do petróleo segue o percentual obrigatório de 27% de etanol anidro em sua composição, octanagem mínima de 87 IAD (índice antidetonante) e teor máximo de enxofre de 50 ppm (partes por milhão).

Como desvantagem, a queima de gasolina provoca o lançamento de gases que prejudicam o meio ambiente e a formação de resíduos nas válvulas de admissão do motor, o que compromete o funcionamento do veículo e pode gerar o aumento de consumo.

  • Gasolina aditivada

A gasolina aditivada geralmente apresenta coloração esverdeada e trata-se da gasolina comum com a adição de detergentes dispersantes, que promovem a limpeza, e aditivos, que ajudam a melhorar a lubrificação dos componentes e o desempenho do motor.

Esse combustível realiza a limpeza no motor, gera economia de combustível e deixa o carro menos poluente. Por isso, uma boa dica é abastecer o carro com esse combustível após utilizar três ou quatro tanques de gasolina comum, evitando que a queima da gasolina gere depósitos de resíduos.

  • Gasolina premium

A gasolina premium tem coloração levemente alaranjada e possui alta octanagem, o que garante melhor aproveitamento do potencial do motor, maior desempenho e autonomia.

Seu uso é indicado para veículos potentes e com alta taxa de compressão. Seu uso é adequado a veículos de alta performance que conseguem identificar a gasolina de alta octanagem, pois em carros normais a gasolina premium funciona como gasolina normal, tendo como vantagem apenas os aditivos.

  • Gasolina formulada

Feita com derivados de petróleo misturados, a gasolina formulada deve seguir as especificações da ANP e ter parâmetros semelhantes ao da gasolina comum para não causar nenhum problema ao veículo.

Se tiver limite inferior de densidade, esse combustível pode causar aumento no consumo, além de outros problemas, como vaporização, formação de depósitos e dificuldade de partida a frio.

  • Etanol

No Brasil, o etanol é produzido a partir da cana-de-açúcar, que oferece mais vantagens energéticas e econômicas. Esse tipo de combustível é uma mistura de álcool e água com teor mínimo de etanol de 94,5%, apresentação límpida e incolor.

O etanol apresenta octanagem maior do que a gasolina, o que permite melhor aproveitamento do potencial do motor. Porém, o combustível é consumido mais rapidamente, por isso a dica é abastecer com etanol apenas quando o litro custar até 70% do valor do da gasolina.

  • Etanol aditivado

Esse combustível tem aditivos que realizam a limpeza e proteção dos bicos e sistema de injeção, além de anticorrosivos, que evitam a formação de ferrugem, e agentes que reduzem o atrito entre as peças móveis do motor.

  • GNV (Gás Natural Veicular)

O GNV é um combustível proveniente do Gás Natural e/ou Biomeato e tem como principal componente o metano. Além de ser mais barato, uma de suas maiores vantagens é o menor impacto ambiental. Seu uso é indicado em carros desenvolvidos para o GNV, pois em carros adaptados a efetividade não é tão boa.

Segundo dados levantados pela BR Petrobras, se o motorista combinar o menor consumo por km rodado com GNV e o menor preço em relação ao álcool e à gasolina, a economia pode chegar a cerca de 60%.

  • Diesel

O diesel é um composto por átomos de carbono, hidrogênio e, em baixas concentrações, por enxofre, nitrogênio e oxigênio. Esse derivado do petróleo é o combustível mais vendido no Brasil e tem 7% de biodiesel, produzido de óleos vegetais ou sebo animal, misturado em sua fórmula.

Sua principal vantagem é o elevado rendimento energético na combustão, percebida principalmente pelo menor consumo do veículo e elevada autonomia, promovendo menor emissão de dióxido de carbono do que na gasolina.

  • Diesel S-10

O combustível S-10 tem o teor máximo de enxofre de 10 ppm e é bem menos poluente que o diesel comum. A BR Petrobras afirma que o S-10 possibilita a redução das emissões de material particulado em até 80% e de óxidos de nitrogênio em até 98%.

Seu uso é indicado para veículos nacionais pesados que atendem a nova fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores devem usar somente o diesel S-10, sob pena de apresentar falhas prematuras em sistemas de pós-tratamento de gases de escape e emissões acima do máximo especificado.

O diesel S-10 também pode ser usado em veículos das gerações de emissões anteriores, porém com ganhos limitados. Além disso, veículos diesel leves, nacionais ou importados, como os jipes e SUVs, estão corretamente abastecidos se usarem o diesel S-10

  • Diesel aditivado

Possui um pacote multifuncional de aditivos e conta com detergentes dispersantes, anticorrosivos e anti-espumantes que agem durante o abastecimento, reduzindo o tempo de parada e garantindo total enchimento do tanque.

A escolha por esse combustível fica a critério dos proprietários, pois não há especificação dos fabricantes de veículos e motores sobre sua utilização e nem consenso sobre suas vantagens.

  • Diesel Premium

O diesel premium possui aditivos multifuncionais e tem como diferencial o número maior de cetano, hidrocarboneto que mede a qualidade da ignição do óleo diesel

Esse combustível oferece melhor desempenho e maior proteção ao motor, além de melhor qualidade de ignição e desempenho do veículo, obtendo menor tempo na retomada de velocidade. O uso do diesel premium também não é especificado, ficando a critério dos proprietários.

 

Agora que você sabe mais sobre os tipos de combustíveis disponíveis no mercado, fique atento na hora de abastecer. E anote aí: para ficar atualizado sobre notícias e dicas para o seu carro, acompanhe o blog da Bompreço Auto Peças.

Fonte: Revista Auto Esporte