A segurança no trânsito é um assunto muito importante e reflete diretamente no bem-estar dos motoristas e dos demais ocupantes dos veículos. Porém, apesar de ser um tema bastante discutido, muitas pessoas ainda não sabem quais itens de segurança para o carro são primordiais.

Pensando nisso, preparamos uma lista com os opcionais que merecem atenção e aqueles que são definidos como obrigatórios segundo o Código de Trânsito Brasileiro. Para tirar suas dúvidas e garantir a segurança de todos os passageiros, confira abaixo!

Itens de segurança obrigatórios

  • Cinto de segurança de três pinos
  • Air bag frontal para o motorista e para o passageiro do banco dianteiro
  • Freio ABS
  • Encosto para a cabeça em todos os bancos

Itens de segurança para o carro: quais são e sua importância

  • Freios ABS

Equipamento obrigatório em todos os automóveis fabricados no Brasil desde 2014, o ABS é um sistema eletrônico que impede o travamento das rodas durante uma frenagem forte. A partir de dados coletados por sensores nas rodas, este item determina quando elas estão prestes a travar e então alivia a pressão das pinças do freio. Para seu correto funcionamento, o motorista deve aplicar força máxima no pedal.

  • Freios a disco nas quatro rodas

Devido aos custos, muitos veículos fabricados no Brasil utilizam freios a disco apenas nas rodas dianteiras, adotando o sistema a tambor na traseira. Porém, o ideal é usar o sistema a disco nas quatro rodas, tornando o sistema mais eficiente e evitando a fadiga por superaquecimento.

  • Sistemas EBD e BAS

O EBD faz a distribuição da força de frenagem entre os eixos das rodas e o BAS é o sistema de assistência em frenagem, que multiplica o esforço aplicado no pedal do freio em uma emergência com frenagem brusca, garantindo máxima pressão em um menos tempo.

  • Controle eletrônico de estabilidade

Entre os itens de segurança para o carro, merece destaque o programa eletrônico de estabilidade (ESP) ou controle eletrônico de estabilidade (ESC). Ele tem a função de evitar que o veículo derrape em curvas ou desvios de trajetória, mantendo o motorista no controle do veículo. A partir de dados enviados pelos sensores nas rodas, direção e motor, a central detecta eventuais adversidades e realiza as correções devidas.

  • Isofix

Este novo padrão de fixação de assentos infantis possui dispositivos de retenção que são fixados na própria estrutura do carro e não com os cintos de segurança. Isso possibilita que o equipamento permaneça mais firme em caso de colisão, oferecendo maior segurança para as crianças.

  • Cintos de segurança com pré-tensionador

Esse equipamento possui um sistema que detecta a iminência de uma colisão e retrai os cintos de segurança, eliminando a folga entre o assento e o corpo. Isso garante que os ocupantes fiquem posicionados de forma correta durante o acionamento do airbag.

  • Encosto de cabeça e sistema anti-chicote

Apesar de ser uma peça simples, o encosto de cabeça merece destaque entre os itens de segurança para o carro e deve estar presente nos bancos dianteiros e traseiros. Em caso de colisão traseira, o encosto impede que a cabeça dos ocupantes seja projetada para trás e evita lesões na coluna cervical.

  • Barras de proteção laterais

Esses itens de segurança para o carro são instalados na parte interna das portas, na altura do torso dos passageiros. Elas são feitas de aço de alta resistência e por isso protegem os ocupantes em colisões em que a frente de um veículo atinge a lateral de outro.

 

Agora que você sabe mais sobre a importância dos itens de segurança para o carro, mantenha as peças do seu carro em dia e garanta a segurança de todos os ocupantes. Para comprar produtos com qualidade, acesse o site da Bompreço Auto Peças ou vá até uma de nossas lojas.