Muitas pessoas afirmam que o consumo de combustível é maior quando o tanque está abaixo do meio. Porém, a afirmação de que a gasolina é mais consumida da metade do tanque para baixo é apenas uma sensação.

Essa impressão é comprovada por dois fatos importante. O primeiro é que o tanque de gasolina não é uniforme e o segundo é que a relação entre o mostrador de consumo de combustível e o tanque não é completamente exata.

Dessa forma, pode ser que em alguns carros o ponteiro marque meio tanque, mas esteja com menos da metade. Essa é a razão para o motorista ter a sensação de que após a primeira metade o consumo de combustível é maior.

O consumo de combustível

Graças à tecnologia e aos novos recursos desenvolvidos, os veículos mais novos registram a mesma média de consumo de combustível com o tanque cheio ou próximo da reserva. Essa nova realidade é resultado do sistema de injeção bem mais apurado e da injeção eletrônica que calcula a quantidade necessária de combustível necessária para a aceleração.

Além disso, outro fator que tem relação direta com o consumo de combustível é o clima. Isso ocorre porque, dependendo da umidade e da densidade do ar, o gasto de gasolina pode variar.

Dicas para reduzir o consumo de combustível

  • A escolha do posto

Desconfie de postos de combustível que oferecem produtos muito baratos e dos estabelecimentos que cobram muito caro. Procure sempre postos de bandeiras conhecidas e confiáveis.

  • Menos peso no carro

Quanto maior a quantidade de combustível no tanque, maior será o esforço do motor. Por isso, a dica é completar o reservatório apenas se o percurso for longo. Metade do tanque cheio significa cerca de 30 kg a menos para levar.

  • Pneus

É importante verificar a pressão dos pneus uma vez por mês, seguindo a recomendação do fabricante, pois andar com os pneus vazios é equivalente a transportar mais 100 kg de peso.

  • Evite a pane seca

Não ande com pouco combustível, pois isso pode resultar em pane seca. Dessa forma, quando a luz da reserva acender, é essencial reabastecer.

  • Aerodinâmica

Para evitar o atrito aerodinâmico, a dica é não andar com os vidros abertos, pois essa prática gasta cerca de 6% a mais de combustível.

  • Ponto morto

Em grandes descidas, deixe o carro deslizar engrenado, sem forçar o motor.

  • Dirija de forma comedida

Conduzir com arrancadas e freadas bruscas, além de perigoso, representa maior consumo de combustível e manutenção incorreta do automóvel.

Fique de olho nas médias de consumo de combustível do carro e vá ao seu mecânico de confiança sempre que perceber algum sinal diferente. E não se esqueça, as melhores peças para o seu carro você encontra na Bompreço Auto Peças. Visite uma de nossas lojas e fale com nossos especialistas.