A segurança dos condutores e ocupantes dos carros é uma preocupação cada vez maior. Nesse contexto, o controle eletrônico de estabilidade (ESC) ou controle de estabilidade, é uma inovação em segurança automotiva que tem o objetivo de evitar acidentes antes que os airbags precisem entrar em ação.

Confira abaixo como funciona o controle de estabilidade e qual a importância do equipamento.

  • Do que é composto o ESC?

O controle de estabilidade é um módulo eletrônico em que as informações dos sensores de rodas, direção e guinada são processadas.

  • Importância do controle de estabilidade

Esse equipamento impede que o motorista perca o controle do carro em situações de risco e, por isso, é capaz de reduzir acidentes fatais. A redução chega a 43%, de acordo com um estudo feito entre 2004 e 2006 pelo IIHS, instituto de segurança viária dos Estados Unidos.

  • Como saber se o carro tem controle de estabilidade

Um dos indicativos da presença do item no carro é o botão da imagem abaixo, que deve ser mantido ativado. Outra forma de identificá-lo é procurar no manual ou na ficha técnica do modelo a sigla ESC.

Botão para controle eletrônico de estabilidade

Botão para controle eletrônico de estabilidade

  • Quando o sistema entra em ação?

O controle de estabilidade identifica se o movimento feito pelo motorista está de acordo com a direção real em que o veículo está se movendo. Se detectar que o condutor virou o volante para o lado contrário, o controle de estabilidade entra em ação.

  • Como ele detecta o problema?

A ação do controle de estabilidade se baseia nos dados enviados por sensores que calculam a velocidade das rodas e a inclinação da direção. Além disso, o item conta ainda com o sensor de guinada, que funciona como uma espécie de pêndulo interno que calcula o movimento lateral do carro.

  • Como o controle de estabilidade age

Ao se deparar com uma situação em que é preciso desviar, o motorista vira o volante para a esquerda, por exemplo, mas o movimento não é suficiente para desviar do obstáculo. Diante dessa situação, o ESC atua para evitar um acidente e impede isso ao frear a roda traseira esquerda e alterar a trajetória do veículo.

  • É possível comprar um ESC avulso e instalar no carro?

Não, afinal o ESC funciona devido a uma série de sensores que podem não estar presentes no carro em que se deseja instalar o equipamento.

  • O ESC é um item presente só em carros mais caros?

No mercado brasileiro, o carro mais barato com controle de estabilidade é o Ford Ka hatch na versão 1.0 SEL, que tem preço sugerido de R$ 45.590. No entanto, em geral, esse item começa a aparecer em carros na faixa dos R$ 70 mil

  • Obrigatoriedade do ESC no Brasil

Como já falamos aqui, a normativa para tornar o ESC obrigatório foi proposta para o Conselho Nacional de Trânsito e está em fase de discussão na Câmara Temática de Assuntos Veiculares. A expectativa do Contran é que a obrigatoriedade do ESC seja aprovada ainda em 2016.

Para ficar por dentro das notícias que envolvem o mercado automotivo, acompanhe nosso blog e conte com a experiência e qualidade da Bompreço Auto Peças.