A embreagem tem como função principal controlar a transmissão do movimento do motor para o câmbio, facilitando o engate das marchas. Por essa característica, esse item é essencial para colocar o carro em movimento, tornando os cuidados com a embreagem fundamentais para evitar o desgaste precoce e o comprometimento de outros componentes do veículo.

Pensando nisso, selecionamos abaixo algumas dicas e recomendações que vão te ajudar a manter a embreagem em dia. Confira!

Dicas e cuidados com a embreagem do carro

  • Uso da embreagem

A prática de segurar o pé esquerdo na embreagem, mesmo quando não será feita troca de marcha, afasta o platô do disco e causa seu lixamento. Esse vício causa o desgaste acelerado das peças e superaquece todo o sistema.

  • Ponto morto

Um dos principais cuidados com a embreagem é deixar o carro em ponto morto sempre que estiver em um local plano, aumentando a longevidade do componente.

  • Freio de mão em aclives

Muitos motoristas seguram o carro em subidas equilibrando entre embreagem e acelerador. Porém essa prática acelera o desgaste dos discos e aumenta o consumo de combustível. Portanto, esse é mais um hábito que deve ser evitado.

  • Timing do carro

Conheça o timing do carro e jamais acelere mais do que o necessário sem soltar a embreagem o suficiente, pois essa prática aumenta a rotação do motor, estragando o sistema de embreagem e provocando um forte cheiro de queimado.

  • Arrancada

Outro dos cuidados com a embreagem é evitar sair de segunda marcha na hora de arrancar. Para prolongar a vida útil do disco de embreagem, a dica é iniciar o deslocamento do carro usando a primeira marcha e reduzir ou aumentar a velocidade do veículo de forma gradual.

  • Peso no porta-malas

Embora muitas pessoas não pensem nessa dica, tomar cuidado com o peso das bagagens no carro é um dos mais básicos cuidados com a embreagem. Carregar muitas malas e equipamentos causa danos aos pneus e amortecedores, desgasta as borrachas da suspensão, vazamento de óleo e deterioração dos pneus. Por isso, atente-se a essa informação e evite tal prática.

Quer mais dicas e recomendações para cuidar de seu carro? Fique de olho em nosso Facebook e acompanhe o blog da Bompreço Auto Peças.