O calor, o barulho e a poluição nos grandes centos urbanos são fatores que levam muitos motoristas a andarem com os vidros fechados e o ar condicionado funcionando a todo vapor. Dessa forma, é necessário ter alguns cuidados com o ar condicionado do carro para manter o bom funcionamento do equipamento.

Dicas e cuidados com o ar condicionado do seu veículo

  • Utilize filtro de pólen

O filtro de pólen é essencial para o melhor funcionamento do equipamento de ar condicionado. Isso porque ele tem a função de bloquear a entrada de resíduos e odores que vêm do lado de fora do carro.

Assim, se o filtro estiver coberto de sujeira sua função não será realizada e a ventilação terá que ser aumentada para alcançar o mínimo de resfriamento, gastando mais combustível e provocando barulhos desagradáveis.

  • Entenda os comandos

Entre os cuidados com o ar condicionado do carro está conhecer os comandos de acionamento, evitando que o equipamento estrague.

Mesmo apresentando muitos botões e comandos para atingir a temperatura exata, o ar digital é simples e se programa automaticamente para manter o resfriamento ou aquecimento do filtro dentro do veículo. Porém, caso tenha alguma dúvida, a dica é consultar o manual do carro.

  • Atenção à bateria do carro

Ligar o carro com o ar condicionado ligado faz com que o veículo demande mais carga elétrica para iniciar. Por isso, uma dica muito importante para prolongar a vida útil da bateria é desligar o ar condicionado antes de dar a partida no carro.

  • Cuidados com a saúde dos passageiros

Evite acionar continuamente o recirculador de ar, pois a falta de ar novo no interior do veículo pode afetar a saúde dos passageiros.

Além disso, faça a higienização completa do sistema de ar, com a devida troca de filtros, evitando desconfortos como tosse, rinite, dor de garganta e até pneumonia.

  • Faça a revisão preventiva

Assim como as demais peças do carro, o ar condicionado também apresenta desgaste com o passar do tempo. Para evitar problemas, é indicado visitar o mecânico de seis em seis meses ou seguir o tempo indicado no manual.

Para acompanhar mais dicas sobre o mundo automotivo, fique de olho no blog da Bompreço Auto Peças e visite uma de nossas lojas para comprar peças com qualidade e procedência garantida.