Ruas esburacadas, defeitos de fábrica e combustíveis adulterados são problemas comuns e que, muitas vezes, estão fora do controle do motorista. Porém, a falta de manutenção preventiva e de cuidados com o carro podem fazer o veículo acabar mais rápido.

Pensando nisso, trouxemos uma lista com 10 vícios frequentes que aumentam o volume de reparos nas oficinas.

Confira quais cuidados com o carro são essenciais

  • Andar com combustível na reserva

A bomba de combustível fica dentro do tanque, o que permite que o combustível retire o excesso de calor gerado pelo motor elétrico que está dentro da bomba. Porém, quando o motorista anda com o combustível na reserva, essa troca de calor não ocorre e os superaquecimentos frequentes diminuem a vida útil da bomba.

  • Passar em lombadas na diagonal

Essa prática provoca a torção da carroceria do veículo, que pode causar o rompimento de pontos de solda e provocar estalos e barulhos difíceis de serem diagnosticados. Além disso, os acabamentos internos de plástico também sofrem com essas torções, passando a fazer rangidos indesejáveis.

A dica é passar no quebra-molas em baixa velocidade e, de preferência, perpendicularmente.

  • Encostar as rodas no meio fio

Entre os cuidados com o carro, um que merece atenção é evitar estacionar encostado na guia, pois isso causa um pequeno dano no rolamento, podendo gerar ruído e até um possível travamento.

  • Girar o volante com o veículo parado ou com as rodas coladas no meio fio

Esse hábito sobrecarrega o sistema de direção hidráulica, danificando os retentores e provocando vazamentos de óleo hidráulico. A recomendação é girar o volante sempre com o veículo em movimento.

  • Descansar o pé na embreagem

Esse vício muito comum entre os condutores diminui a vida útil do sistema e para ser resolvido basta seguir uma dica simples: cole um adesivo no meio do volante para lembrá-lo de não deixar o pé na embreagem.

  • Passar em áreas alagadas

Ao passar em áreas alagadas, a água que entra no carro atinge o rolamento das rodas e dos esticadores de correia, podendo enferrujar os componentes internos e danificar o sistema elétrico. Por isso, evite passar por essas regiões e mantenha seu carro novo por mais tempo.

  • Descer a serra desengrenado

Essa prática superaquece os freios e provoca o desgaste das pastilhas, provocando empenamento dos discos de freio quando entram em contato com água. Entre os cuidados com o carro, descer a serra com o câmbio engatado é uma boa dica para economizar combustível e dirigir de forma mais segura.

  • Dar arrancadas e reduzidas intensas

Os coxins têm a função de absorver os movimentos e vibrações do propulsor e apoiar o motor do carro. Por isso, ao dar uma arrancada forte, esses itens podem ser danificados.

  • Usar óleo vencido

Não seguir a data da troca do óleo diminui a vida útil do motor e pode resultar na necessidade de fazer a retífica do motor. Fique atento: procure a especificação certa e faça a troca de acordo com a quilometragem indicada no manual do proprietário.

 

10) Andar com o carro desalinhado

Além de diminuir a vida útil dos pneus, andar com o carro desalinhado exige muito mais esforço das peças da suspensão dianteira. Dessa forma, é importante fazer o alinhamento a cada 10.000 km.

 

Fique de olho nas nossas dicas e mantenha os cuidados com o carro sempre em dia, assim você aumenta a vida útil do seu automóvel e garante o bom funcionamento. Na hora de trocar as peças, conte com quem é referência no mercado: visite nosso site e conheça as facilidades de pagamento.