O motor do carro precisa de cuidados específicos para que sua durabilidade e desempenho sejam mantidos. Pensando nisso, preparamos algumas dicas fundamentais para garantir a sobrevida desse item.

Dicas para manter o motor do carro novo por mais tempo

  • Não ande em baixa rotação e não exceda o limite de giros

Quando você está dirigindo a 70km/h, em quarta marcha, e repentinamente a velocidade reduz para 30km/h, a rotação cai e força severamente o motor, o que pode gerar prejuízos a essa peça.

Outra prática importante é não exceder o limite de giros. Em carros que possuem conta-giros, existe uma faixa vermelha chamada limite de corte que tem a função de cortar o giro para evitar uma quebra. Porém, atingir este nível representa perigo extremo de dano.

  • Verifique o óleo

Com o tempo, o óleo perde sua capacidade de lubrificar e pode superaquecer as peças ou provocar um desgaste que diminui a vida da máquina. Por isso, verifique regularmente e não ultrapasse a vida útil do óleo.

  • Cheque os filtros do motor

Troque os filtros de ar no prazo indicado pela montadora. É muito importante ter esse cuidado para que as impurezas não atinjam o motor e comprometam o seu funcionamento, evitando riscos nas paredes do cilindro e perda de compressão.

  • Não abra a tampa do reservatório de água com o carro quente

Evite abrir a tampa do reservatório de água com o carro quente. Ao fazer isso, mesmo que seja retirada a pressão do circuito, haverá entrada de ar no sistema, podendo ocasionar o superaquecimento do motor do carro. Além disso, o ar provoca bolhas, dificultando a circulação da água que resfria o motor.

  • Cuidados especiais durante o frio

Locais com baixa temperatura exigem mais do motor do carro. Por isso, é muito importante que a bateria esteja em boas condições de carga, por exemplo, para aguenta melhor as condições da partida. Por isso, a dica é verificar o estado da bateria e fazer a revisão na parte elétrica nos meses que antecedem o inverno.

  • Atenção a vazamentos e à correia dentada

A perda de lubrificante pode comprometer as peças tocadas por esse óleo que vaza e implica em má atuação dentro do motor, aumentando o desgaste e não dando a precisão de uma troca.

Por isso, fique de olho em alguns sinais que podem indicar problemas no motor do carro: excesso de fumaça expelida pelo escapamento, vazamento ou alto consumo de óleo lubrificante, baixa potência e ruídos anormais.

Além disso, lembre-se de fazer a revisão da correia dentada quando o carro atinge entre 40.000 e 50.000 km, evitando a quebra da correia dentada e estragos no motor.

  • Lave o motor do carro

A limpeza do motor do carro é uma prática importante e necessária, porém exige alguns cuidados. Confira abaixo o passo a passo:

– Se a lavagem for feita com água, proteja a parte elétrica do motor, como a bobina e a central eletrônica. A instrução é envolver todas essas peças com um saco plástico para que o jato de água não atinja diretamente as vedações.

– Só lave o motor com o carro desligado e frio. Essa dica é importante porque o choque térmico provocado pela água no metal e plástico aquecidos pode danificar os componentes do motor.

– Não desligue as conexões da bateria, pois você poderá perder algumas programações dos módulos eletrônicos. Se eles estiverem sujos, aplique apenas o limpa-contato.

– Jamais use solventes, sabão em pó ou desengraxantes a base de petróleo, pois estes produtos ressecam as mangueiras e correias. A recomendação é utilizar alguns detergentes caseiros ou produtos específicos encontrados em lojas de autopeças.

Lembre-se que os cuidados e a manutenção preventiva são essenciais para manter o carro novo por mais tempo. Para conferir mais dicas, acompanhe o blog da Bompreço Auto Peças e conte com a qualidade de nossos produtos.