As peças de borracha do carro precisam ser observadas com cuidado para evitar que causem danos a outros componentes. Mas você conhece as peças de borracha do seu veículo? Sabe quais práticas podem aumentar sua vida útil? Para saber essas e outras respostas continue lendo esse post e confira os cuidados com peças de borracha do carro.

Peças de borracha do carro

As peças de borracha, também conhecidas como guarnições, são peças de acabamento encontradas principalmente em janelas, portas e canaletas. Por terem a função de vedar o veículo, é preciso ter alguns cuidados com peças de borracha do carro, que devem estar sempre limpas e bem conservadas.

Troca das peças de borracha do carro

Além dos cuidados com peças de borracha do carro, a durabilidade desses itens pode variar de acordo com cada automóvel. Outro aspecto que tem influência nisso são os agentes externos relacionados com o desgaste.

Por isso, é fundamental que o motorista observe deformidades que possam surgir na borracha, o seu encolhimento e também a presença de água dentro do carro. Caso perceba algum desses sinais é necessário providenciar a troca dos itens.

Limpeza das peças de borracha

A limpeza deve ser feita frequentemente, principalmente após enchentes ou percurso em terrenos com lama. Os cuidados com peças de borracha no carro exigem apenas usar um pano úmido para limpeza leve e a adição de detergente neutro em caso de limpezas mais pesadas.

Cuidados com as peças de borracha do carro

Existem alguns cuidados que auxiliam no prolongamento da vida útil das peças de borracha. Os principais são:

  • Remoção de sujeiras: ao levar o carro para a manutenção, remova todas as sujeiras que ficarem embaixo dele. Lembre-se sempre que óleos derivados de petróleo não devem ser usados na manutenção das borrachas.
  • Não use solventes químicos na limpeza das peças de borracha, pois eles tendem a ressecar as peças de borracha.
  • Uso de glicerina: ela pode ser usada tanto nas portas quanto nas canaletas de vidro.

Para mais dicas sobre o mundo automotivo, acompanhe nosso blog. Confira nosso site e conheça nosso grandioso estoque de peças e acessórios para você cuidar do seu carro.