Chuva, sol e vento são alterações climáticas que podem danificar a estética do veículo, fazendo-o perder o brilho ao longo do tempo. Por isso, é importante ter alguns cuidados para conservar a pintura do carro de acordo com cada situação.

DICAS BÁSICAS SOBRE A PINTURA DO CARRO

– Os tipos de tintas automotivas disponíveis atualmente são as metálicas e as sólidas. Cada uma tem suas características e particularidades, porém o tratamento de conservação é o mesmo para ambas.

– Os serviços para conservar a pintura do carro devem ser realizados com cautela, pois os procedimentos exagerados podem desgastar as camadas de tinta.

– As capas automotivas protegem a pintura do carro, porém a ação de colocar e tirar a capa risca o veículo. Por isso, a dica é usá-la apenas em um modelo que vai ficar muito tempo parado.

CONFIRA OS PRINCIPAIS SERVIÇOS PARA CONSERVAR A PINTURA DO CARRO:

  • DESCONTAMINAÇÃO

Descontaminação é o processo indicado para retirar as partículas que não são removidas com a lavagem tradicional. Ele pode ser feito a cada seis lavagens e atua como um “esfoliante” para o carro, eliminando as impurezas e dando um aspecto bem liso à pintura.

Apesar do material usado na descontaminação ser abrasivo, o processo é pouco agressivo para a pintura e pode ser utilizado, por exemplo, para preparar o veículo para outros serviços voltados à estética.

  • ENCERAMENTO

Básico

O enceramento básico é o processo de utilizar uma cera sintética sobre a pintura do carro para protegê-la, evitando que líquidos e impurezas grudem na pintura.

A duração do processo depende do local em que o carro fica guardado e deve ser feito a cada dois meses ou a cada seis lavagens.

Politriz roto orbital

O processo de enceramento pode ser feito também com a politriz roto orbital, que é uma máquina que gira bem rápido e espalha a cera sobre a pintura. O procedimento é abrasivo e tem impacto no verniz da pintura do carro. Além de proteção, esse tipo de enceramento oferece mais brilho ao veículo e pode ser feito a cada seis lavagens.

Cristalização

Este tipo de enceramento também utiliza a politriz, porém o material escolhido é a cera de carnaúba. Esse material natural protege o carro por mais tempo e garante mais brilho. A aplicação pode ser feita a cada dois meses.

  • POLIMENTO

O processo de polimento tem o objetivo de dar ou recuperar o brilho da superfície e também utiliza a politriz. O procedimento desgasta uma das camadas de verniz da pintura, o que devolve o brilho e elimina riscos e algumas leves imperfeições.

A recomendação é medir quantos micrômetros ainda existem de verniz. Caso o resultado seja menor que 90 micrômetros, o polimento deve ser evitado nesses casos.

  • VITRIFICAÇÃO

Nesse procedimento são usadas nano partículas de vidro que permeiam toda a pintura do carro e criam uma camada protetora durável e quase impecável. A duração dessa técnica é de pelo menos três anos.

Agora que você conhece um pouco mais sobre cuidados para conservar a pintura do carro, escolha sempre profissionais qualificados e de confiança, confira as dicas para você  conservar o interior do seu carro e conte com a qualidade dos produtos Bompreço Auto Peças.