Já falamos aqui no blog do quanto é importante ficar atento aos sinais que seu veículo apresenta durante o período chuvoso. O post de hoje é para alertar os motoristas em relação as enchentes e seus estragos.

Alguns estudos realizados avaliaram e deram nota de 0,5 a 5 aos carros analisados dentro dos riscos de danos aos sistemas dos veículos. Surpreenda-se com as notas.

Os veículos Renault Fluence e Nissan Sentra ficaram no ranking com as maiores notas – 5 estrelas para o Fluence e 4,5 para o Sentra. Com quatro estrelas vem os carros, Peugeot 208, Duster high-flex e Chevrolet Cobalt.

Porém, todo cuidado é fundamental para garantir a vida útil do seu carro e das peças dele. Atente-se aos erros mais comuns que os motoristas comentem quando estão em uma situação de enchente. Aqui vão algumas dicas da Bompreço para você motorista se sair bem dessas situações.

 

  • Se o motor do carro morrer durante a travessia não tente dar a partida. Mantenha-o desligado assim que possível leve-o até uma oficina.
  • Observe a altura do nível de água e veja se o nível que a fabricante do seu veículo recomenda. A maioria delas dizem que o nível de água não pode exceder o centro da roda.
  • Dirija o veículo em baixa velocidade, mantendo uma rotação maior e constante ao motor, em torno de 2.500 RPM. Isso diminui a variação do nível da água e seu respingar junto ao motor, o que dificulta sua admissão indevida e a contaminação de componentes eletroeletrônicos, melhorando a aderência e a dirigibilidade do veículo.
  • Veículos equipados com transmissão automática devem ser colocados na posição 1, de trocas manuais.
  • Se o veículo for automático e tiver as opções “WINTER” ou “SNOW” para ajuste de tração, utilize esses recursos.
  • Mantenha a calma caso sejam constatados sintomas como: aumento de esforço ao esterçar (direção hidráulica), variação na luminosidade das luzes do painel de instrumentos, alertas sonoros, flutuação dos ponteiros, luzes de anomalia da injeção eletrônica, bateria e ABS (se disponível) acesas, aumento do esforço ao acionar os freios e interrupção do funcionamento da tração 4 x 4 (veículos diesel).
  • Desligue o ar condicionado! Essa prática impede que alguns componentes joguem água na tomada de ar do motor, reduzindo o risco de calço hidráulico.
  • Carros rebaixados e turbinados, na maioria das vezes, apresentam maiores riscos de sofrer calço hidráulico; por isso, é aconselhável manter a originalidade da montadora. Se o veículo estiver nessas condições, redobre a atenção aos procedimentos sugeridos.
  • Verifique itens básicos como o estado dos pneus e das palhetas de limpeza dos carros.
  • Confira se as luzes de iluminação dos carros se estão em pleno funcionamento, principalmente as setas e as luzes de freio.

 

Fique de olho nas condições do seu veículo e se resguarde fazendo a revisão periódica. A Bompreço oferece produtos com qualidade e em 10x nos cartões. Fale com um de nossos vendedores.

Fonte de pesquisa: estadao.com.br