Várias pessoas consideram que dirigir de noite é mais difícil do que de dia, pois a iluminação é menor. Sem o farol ou com o mau funcionamento do equipamento, fica ainda mais difícil transitar. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para te ajudar a identificar e solucionar os principais defeitos no farol.

Defeitos no farol: conheça os problemas mais comuns

  • Farol com baixa intensidade ou que não acende

Geralmente, esse problema é decorrente de uma lâmpada queimada. Para solucionar o problema, confira no manual do veículo qual é a lâmpada correta e substitua. Se não resolver, examine os fios à procura da falha. Se não encontrar nada, chame um mecânico.

  • Farol baixo e alto com defeito

Procure a lâmpada defeituosa e substitua por outra com mesma potência. Caso não funcione, pode ser um fusível queimado que precisa ser substituído.

  • Farol baixo e alto queimados:

Se as lâmpadas estão com os filamentos “estourados”, meça a tensão do alternador, ele pode estar mandando muita carga, o que não queima só as lâmpadas.

  • Farolete não acende:

Avalie os defeitos no farol: se for somente uma lâmpada, pode ser mau contato ou lâmpada queimada. Se mais de uma não acender, cheque o fusível e procure a causa de sua queima.

  • Fusível do farol queima frequentemente:

Primeiro confira se a lâmpada possui a potência correta. Para verificar se a falha é no fusível, desligue a luz, puxe o interruptor e veja se o fusível queima. Caso não queime, verifique as conexões com fio e procure por fiação exposta.

  • Farol pisca frequentemente

O problema mais frequente é conexão ruim ou uma lâmpada com a potência errada. Verifique as conexões do grampo da bateria e em seguia desligue a bateria e verifique todos os fios de circuito dos faróis.

  • Farol não desliga:

É possível que seja uma falha no sistema elétrico. Se você tiver alguma experiência com reparos no motor, verifique as conexões dentro do veículo. Se não, chame um mecânico.

  • Seta dianteira não pisca:

Retire o soquete, confira a lâmpada laranja, limpe o soquete e coloque de volta no lugar.

Se perceber outros defeitos no farol, entre em contato com seu mecânico de confiança e faça a revisão do componente. Para mais dicas sobre o mundo automotivo, acompanhe nosso blog. A Bompreço Auto Peças trabalha com as melhores marcas do mercado e condições especiais de pagamento.