A manutenção preventiva do carro é essencial para garantir a segurança e o funcionamento adequado do veículo. Adotando alguns cuidados básicos é possível evitar problemas mais graves e caros, além de prolongar a vida útil de muitas peças.

Dicas de manutenção preventiva do carro: saiba o que fazer

  • Freios

Os freios são fundamentais para a segurança do veículo. Por isso, é necessário verificar a espessura mínima de segurança, garantindo que a pastilha e o disco do conjunto estejam bem conservados.

  • Embreagem

Fique de olho: se a embreagem começar a apresentar dificuldades para engatar as marchas, o veículo patinar para sair ou trepidar na hora do arranque é sinal de que a vida útil do item está terminando. Para evitar problemas, providencie a troca em sua oficina de confiança.

  • Suspensão

Faça a revisão da suspensão a cada 30.000 km. Porém, caso perceba ruídos e falta de estabilidade nas curvas, vá a um mecânico para checar se há algum vazamento na peça ou se há desgaste devido à alta rodagem.

  • Limpador de para-brisa

Manter o limpador de para-brisa em bom estado é uma das dicas mais simples e importantes na manutenção preventiva do carro. Com esse cuidado, você garante a boa visibilidade na via ou na estrada e contribui para a segurança.

  • Bateria

A maior parte das baterias disponíveis no mercado atualmente são seladas, o que significa que não exigem a adição da água. Nesse caso, basta verificar se os cabos estão limpos e bem fixados aos polos da bateria.

  • Pneus e Rodas

Calibre os pneus a cada 15 dias e antes de viajar. Além disso, fique de olho no desgaste: os pneus devem ser trocados quando o desgaste atingir um triângulo ou as letras TWI, impressas nas laterais do pneu.

Faça o rodízio, o alinhamento e balanceamento a cada 10 mil km e siga sempre as medidas indicadas pelo fabricante na hora de comprar os pneus.

  • Compre apenas peças originais

Além das dicas de manutenção preventiva do carro, compre apenas de quem é referência na venda de peças originais e de qualidade. Na Bompreço Auto Peças você encontra produtos de qualidade com os melhores preços do mercado. Confira no site!

Acompanhe dicas e informações sobre o mundo automotivo em nosso blog e fique de olho no nosso perfil do Facebook.