O carro precisa de cuidados e manutenções preventivas para rodar sem apresentar problemas. Porém, mais do que se preocupar com a aparência do veículo, é essencial que os motoristas fiquem atentos às peças internas, como o motor. Para te ajudar a manter esse item bem conservado e funcionando corretamente, selecionamos algumas dicas e cuidados com o motor do carro.

Cuidados com o motor do carro: anote essas dicas básicas

  • Verifique o óleo do motor

A medição do óleo do motor deve ser feita com o carro frio para que o óleo esteja na base do motor. Para verificar basta retirar a vareta do óleo, limpar e medir. A recomendação é que o nível esteja entre o mínimo e o máximo e a checagem seja feita a cada 15 dias.

  • Sempre substitua o óleo e o filtro

O filtro de óleo é responsável por reter as impurezas dentro do motor. Dessa forma, se você colocar um óleo novo e manter o filtro antigo, as impurezas que ficaram no filtro podem sujar o óleo novo e reduzir a vida útil do lubrificante. Por isso, sempre que trocar o óleo do motor substitua também o filtro.

  • Troque o óleo no prazo

A recomendação dos fabricantes é que a troca do óleo seja feita a cada 10 mil quilômetros ou a cada 6 meses. Entre os cuidados com o motor do carro esse é um dos mais importantes, pois garante as características do lubrificante e o funcionamento adequado do motor.

  • Limpe o motor do carro

A dica é fazer a limpeza do motor pelo menos uma vez ao ano, pois isso evita que sujeiras entrem no motor durante as trocas de óleo, além de permitir identificar vazamentos com facilidade.

A limpeza pode ser feita com um pano úmido ou lavando com água.

  • Limpe a tampa do reservatório de óleo

Após trocar o óleo do motor, é recomendado limpar também a tampa do reservatório, pois algumas são magnetizadas e podem armazenar partículas de metal que podem afetar o desempenho do óleo no motor.

  • Atenção à correia dentada

A correia de distribuição é fundamental para garantir o funcionamento adequado de todas as peças do motor. Por isso, um dos cuidados com o motor do carro é substituí-la de acordo com a data determinada no manual do fabricante ou a cada 40 mil km.

  • Use combustível de qualidade

Embora essa dica seja muito simples, é essencial sempre se lembrar de abastecer em locais confiáveis, afinal o combustível de baixa qualidade deixa resíduos que podem prejudicar o funcionamento do motor. Além disso, a cada três meses é indicado abastecer o carro com gasolina aditivada, pois ela possui detergentes que limpam internamente o motor.

  • Faça a revisão periódica

O motor é usado de diferentes formas e em situações diferentes, por isso os cuidados com o motor do carro envolvem também uma análise particular. Para isso, é fundamental ter um mecânico de confiança que sempre avalie a condição do seu motor e dos demais componentes periodicamente.

Anote essas dicas e coloque em prática os cuidados com o motor do carro. Assim você garante o funcionamento adequado do conjunto e aumenta a vida útil do seu veículo. Para mais dicas e novidades sobre o mundo automotivo, acompanhe nosso blog e siga o perfil da Bompreço Auto Peças no Facebook.