O sistema de freios é fundamentar para a segurança do motorista e dos demais ocupantes, pois tem a função de minimizar a incidência de falhas. Para garantir o seu correto funcionamento, confira algumas dicas e cuidados com o sistema de freios.

Importância dos cuidados com o sistema de freios

Os cuidados com o sistema de freios reduzem o risco de acidentes e a manutenção deve contemplar pastilhas, lonas, discos e tambores.

Para prolongar a vida útil desse sistema, confira o material que preparamos.

Dicas e cuidados com o sistema de freios

  • Evite freadas bruscas

Frenagens bruscas aumentam a chance de empenamento do disco e fazem com que os freios se desgastem mais rapidamente. Por isso, a dica é manter a atenção no trânsito e na direção para frear de forma mais sutil.

  • Aprenda a usar o freio motor

Quando estiver em declives, mantenha o veículo engrenado. Essa prática limita a aceleração do veículo, alivia os freios e também diminui o consumo de gasolina.

  • Cuide corretamente do fluido de freio

O fluido de freio é um óleo sintético que circula pela tubulação do sistema e transmite a pressão que aciona as lonas e pastilhas contra os tambores e discos dentro do funcionamento do sistema de freios.

Esse óleo deve ser verificado semanalmente e, dependendo do modelo do veículo, recomenda-se que a substituição total seja feita anualmente ou a cada 10.000km rodados.

  • Atenção às pastilhas e discos

Um dos cuidados com o sistema de freios deve ser durante frenagens mais fortes e trajetos com subida ou descida acentuada. Se uma luz acender ou a luz do freio de mão no painel piscar, é sinal de que as pastilhas estão bem gastas, próximas de acabar ou que há algum vazamento do fluido de freio.

Caso seja necessário trocar as pastilhas, a recomendação é verificar se é necessário substituir também os discos.

  • Fique atento aos sinais do carro

Fique atento aos sinais de que há problemas nos freios do seu veículo. Alguns sintomas que podem indicar falhas são:

  • Chiado ao frear
  • Necessidade de adicionar fluido de freio constantemente em curto espaço de tempo
  • Falta de potência nos freios
  • Luzes no painel

Além dessas dicas, faça a manutenção em oficinas especializadas e siga o prazo indicado pelo manual do fabricante. Para mais informações sobre o mundo automotivo, fique de olho em nosso blog e acompanhe o Facebook.