Muitas pessoas ainda acreditam que não precisam ter cuidados com um carro parado na garagem. Porém, é essencial tomar algumas precauções para evitar gastos e dores de cabeça na hora em que voltar a pegar seu veículo. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas e cuidados básicos para evitar problemas causados pelo tempo sem se mover.

Cuidados com um carro parado na garagem: dicas básicas

  • Esvazie o tanque

Um dos principais cuidados com um carro parado na garagem é tirar o combustível do tanque, pois a gasolina ou etanol inativos por muito tempo começam a ganhar uma textura que obstrui os filtros, entupindo os injetores e até os carburadores, dependendo do modelo do veículo. O mesmo acontece com o etanol, embora leve mais tempo. Se quiser deixar algum combustível no tanque, coloque gasolina aditivada, pois tem maior durabilidade.

  • Troque o óleo

Antes de colocar o veículo na garagem, faça a troca do óleo do motor, do fluido de freio e do filtro e verifique se a tampa do reservatório está bem fechada. Esses cuidados evitam que o óleo comece a coalhar, perdendo suas características de lubrificação.

Se o carro tiver ficado parado por mais de 3 meses, ao religa-lo troque o óleo novamente e dirija devagar para dar tempo para o óleo circular novamente por todo o sistema.

  • Encha os pneus

O peso do carro pressiona os pneus constantemente, mesmo com o veículo parado, o que faz com que eles esvaziem lentamente. Por isso, caso o veículo vá ficar até 3 meses parado, consulte o Manual do Proprietário e coloque a pressão máxima recomendada. Se o período for maior, a dica é colocar o carro sobre um cavalete, evitando que o peso deforme os pneus.

  • Desconecte a bateria

A carga da bateria continua sendo consumida pelos equipamentos elétricos do carro mesmo quando o veículo está desligado. Por isso, um dos cuidados com um carro parado na garagem é desconectar a bateria.

  • Lave e encere o carro

Faça uma limpeza completa dentro e fora no carro e seque muito bem, para que a umidade não forneça espaço para o mofo. Além disso, retire os carpetes e guarde em um local seco e arejado.

  • Retire os limpadores

Quando fica parada, a borracha dos limpadores de para-brisa começa a derreter levemente e grudar no vidro do carro. Por isso, caso o carro vá ficar parado por algum tempo, retire os limpadores e guarde em um local quente.

Carro parado por muito tempo: saiba os cuidados ideais para cada período

Embora essas dicas sejam válidas para todos os carros, algumas são necessárias apenas quando o carro fica parado por muito tempo. Para saber quais cuidados adotar, confira o que é ideal em cada momento.

Uma semana

Motoristas que usam o carro apenas no fim de semana não precisam adotar nenhum cuidado especial. Nesse caso, valem as dicas comuns de manutenção.

Um mês

Nesse período, não é comum perceber problemas com o carro. No entanto, é válido ter alguns cuidados:

  • Acrescente algumas libras nos pneus para evitar que ele fique achatado na parte que encosta no chão.
  • Ao pegar o carro novamente, calibre os pneus com a pressão recomendada no Manual do Proprietário.
  • Verifique a possibilidade de desligar a bateria e, se necessário, desconecte a bateria.
  • Se o veículo ficar exposto no tempo, uma dica importante é colocar uma capa para proteger a pintura e os vidros.

Mais de um mês

  • Peça para alguém rodar um pouco com o carro a cada 15 ou 30 dias para recarregar a bateria, exercitar os pneus e movimentar os fluídos, como óleo e combustível.
  • Caso não seja possível rodar com o carro, desligue a bateria para não deixá-la descarregar, evite usar o freio de estacionamento para não grudar a pastilha ao disco ou a lona ao tambor e calibre os pneus com 20% a mais de pressão do que a recomendada para evitar que eles fiquem deformados.

Seis meses ou mais

Por períodos tão longos, é preciso ficar atento para evitar problemas permanentes. Para isso, confira alguns cuidados fundamentais:

  • Coloque o carro sobre cavaletes para preservar os pneus.
  • Mantenha apenas a quantidade de combustível necessária para dar a partida e levar o carro para reabastecer.
  • Troque o filtro e o óleo do motor.
  • Ligue o sistema de ventilação pelo menos uma vez por mês para não provocar o ressecamento dos anéis de vedação do circuito do ar-condicionado.

Para mais dicas sobre o mundo automotivo, acompanhe nosso blog e siga o perfil da Bompreço Auto Peças no Facebook.