A troca de óleo do motor é essencial para o carro, pois protege o motor, reduz o atrito entre as partes metálicas, evita formação de ferrugem e acúmulo de sujeira, além de ajudar no resfriamento do sistema. Confira abaixo as dicas e informações para fazer a troca do óleo e garanta o funcionamento adequado do veículo.

Quando fazer a troca de óleo do motor do carro

O uso severo se refere a veículos que enfrentam tráfego intenso; curtas distâncias na cidade; estradas de terra que promovem maior contaminação do óleo e veículo pouco utilizado. Nesses casos, o prazo para a troca de óleo do motor é de 5 mil a 7 mil quilômetros ou seis meses.

Já o uso leve é o caso de veículos de frotas de transporte, que rodam em estradas e por longas distâncias. Normalmente, nessas condições de rodagem, a troca é aconselhada a cada 10 mil a 15 mil quilômetros ou um ano.

A regra é que o prazo para a troca de óleo do motor varia de acordo com cada modelo e deve ser consultado no Manual do Proprietário.

Dicas para a troca de óleo do carro

  • Tipo de óleo

Usar o lubrificante correto é um cuidado fundamental na hora de fazer a troca de óleo do motor. Para saber como escolher, é preciso conferir o índice API, o índice SAE e, em alguns modelos, o tipo de óleo, que pode ser mineral, semissintético ou sintético.

Também é recomendado evitar mudar de marca, pois a mistura de óleos pode provocar reações perigosas para o motor. Confira o tipo ideal no manual e compre na Bompreço Auto Peças.

  • Siglas

São índices que classificam o óleo de acordo com suas propriedades:

> API (American Petroleum Institute) se refere à modernidade do óleo e quanto maior a letra, melhores aditivos ele terá.

> SAE (Society of Automotive Engineers) indica a viscosidade em temperaturas frias e quentes.

Cuidados ao fazer a troca de óleo do motor

  • Retire a vareta de medição e limpe-a com uma flanela que não solte fiapos.
  • Verifique a faixa que a linha do óleo alcançou e se o óleo estiver abaixo ou acima do sinal que indica um nível mínimo e um nível máximo, vá até sua oficina de confiança.
  • Não misture óleos de bases diferentes.
  • Não coloque óleo mineral em motores feitos para óleo sintético.
  • Não misture óleos com índices API diferentes.
  • Não exceda o limite da troca em mais que 1.000km.
  • Não use óleo de baixa qualidade.

Fique por dentro dessas e outras dicas e informações sobre o mundo automotivo acompanhando o blog da Bompreço Auto Peças e o nosso perfil no Facebook.