Muitos mecânicos sonham em ter o próprio negócio, mas, muitas vezes, não sabem nem por onde começar. O mais indicado é procurar uma consultoria, mas algumas dicas básicas podem te ajudar a definir os primeiros passos.

Antes de montar uma oficina mecânica é preciso considerar fatores variados, desde a localização até a legislação e os certificados exigidos. Já parou pra pensar no valor do investimento? Nos equipamentos que serão necessários pra montar uma oficina mecânica? Os fornecedores com quem você irá trabalhar? Que tipo de funcionários irá contratar? Como será a captação de clientes?

São perguntas básicas, mas que muitas vezes assustam o novo empreendedor. Na verdade, são etapas de um processo que começa pela análise do mercado.

Mercado consumidor

Antes de montar uma oficina mecânica, é bom considerar quem irá consumir seus serviços. Recentemente, a política brasileira criou diversos programas de incentivos de impostos, oferecendo facilidades nos prazos de financiamento, o que aumentou bastante a venda de automóveis no país. Com a crise, esse cenário mudou. Quem comprou um carro zero há dois, três anos, agora pensa em formas de conservá-los. Daí o crescimento do mercado de oficinas mecânicas no Brasil.

Público-alvo

Donos de veículos mais antigos não se resumem a usuários comuns. Grande parte da frota nacional é composta por carros usados que precisam de manutenção constante. Uma boa ideia para quem pensa em montar uma oficina mecânica é focar nesse público que visa, acima de tudo, estender a vida útil de seus automóveis.

Concorrência

Vai muito além da oficina da esquina. Seu maior concorrente, na verdade, pode estar do outro lado do mundo. Nos últimos anos, cresceu bastante a venda de carros importados, o que trouxe para o Brasil franquias especializadas na reparação desses modelos de veículo. Aprender a trabalhar com carros importados deixou de ser um diferencial, tornando-se praticamente um pré-requisito para montar uma oficina mecânica.

Serviço especializado

Não adianta atirar para todos os lados. Foi-se o tempo em que um mecânico conseguia arrumar ou revisar qualquer tipo de carro. Hoje, os veículos apresentam tecnologias muito específicas. Não dá pra ser um expert em tudo. Por isso, antes de montar uma oficina mecânica, estude bastante o mercado até decidir em que o seu estabelecimento será especialista.

Tipos de serviços que podem ser oferecidos

  • Troca de Óleo e Lubrificantes;
  • Alinhamento e Balanceamento;
  • Regulagem de Motores;
  • Sistemas de Freios;
  • Mecânica Geral;
  • Suspensão;
  • Ar-condicionado;
  • Escapamento;
  • Direção Hidráulica;
  • Sistemas de Injeção.

Funcionários prepados

Investir em mão de obra qualificada é determinante para o sucesso do seu negócio. Oferecer um bom atendimento é a primeira forma de conquistar um cliente. Mantê-lo é a parte mais difícil. Com tanto acesso à informação, o consumidor está mais consciente e exigente, por isso, a importância de prestar um serviço de muita confiança, rapidez e, acima de tudo, qualidade. Pense nisso antes de formar sua equipe.

Diferenciais

  • Delivery
    Que tal oferecer um serviço de retirada e entrega de veículo? As pessoas estão em busca de praticidade e sua missão é facilitar a vida delas.
  • Unidade móvel
    Adquira uma van ou uma perua e saia em busca do seu cliente. Equipe seu veículo com um computador e demais ferramentas que possam diagnosticar os problemas do carro e, ali mesmo, já faça os primeiros reparos.
  • Certificações
    Uma forma de conquistar a confiança do cliente é apresentando certificados que comprovem o conhecimento e as habilidades oferecidas pela oficina.

PARCERIAS

Captar clientes não é uma missão fácil. Uma ideia interessante é fazer parcerias com estabelecimentos ligados ao setor. Pode ser, por exemplo, uma empresa de auto peças. O mais importante é associar a sua marca a quem transmite a mesma confiança que você.

 
Esperamos que as dicas da Bompreço Auto Peças tenham sido úteis pra você. Acompanhe o nosso blog e saiba mais sobre o universo automobilístico.