Quando se pensa em fazer uma viagem de carro, uma das primeiras preocupações do motorista é o gasto com combustível. Porém, é possível adotar algumas práticas e comportamentos que ajudam a minimizar essa despesa e contribuem para um passeio mais tranquilo. Para saber como fazer isso, confira nossas dicas para economizar combustível em viagens e comece a programar sua próxima aventura.

Práticas que ajudam a reduzir o consumo ao pegar a estrada

O primeiro passo para poupar combustível é conhecer o automóvel que irá dirigir na estrada. Isso significa que o motorista deve estar familiarizado com as faixas de torque e com a potência do motor, garantindo desempenho suficiente e menor consumo.

Em casos de carro flex, a dica é descobrir o rendimento do carro com cada tipo de combustível. Devido ao preço da gasolina e do etanol, essa média é mais importante e relevante do que a regra que determina que só vale abastecer com etanol se o litro dele não passar de 70% do preço do litro da gasolina.

Dicas para economizar combustível em viagens de carro

  • Mantenha a velocidade adequada

Ao pegar a estrada, mantenha-se atento, com as mãos no volante e não pise fundo sem necessidade. Segundo estudo do Instituto Natural Resources Canada, aumentar a velocidade de 100 km/h para 120 km/h pode gastar até 20% a mais de combustível, além de representar um risco para quem está no carro.

  • Calibre os pneus

Além de reduzir a vida útil dos pneus, rodar com a pressão abaixo do indicado pelo fabricante aumenta a área de atrito entre o pneu e o solo, forçando o motor e aumentando o gasto de combustível.

  • Desligue o motor apenas em paradas longas

Entre as dicas para economizar combustível em viagens, vale ressaltar quando é indicado desligar o motor. Caso o carro fique parado por mais de um minuto, desligue o motor, pois deixá-lo ligado por longos períodos consome mais do que desligar e ligar novamente.

  • Acelere e freie suavemente

Evite acelerar e frear bruscamente, pois a condução agressiva gasta muito combustível. Mantenha distância do carro à frente, fique atento ao tráfego e freie de forma suave.

  • Elimine o peso extra

O peso da bagagem também interfere no consumo de combustível. Por isso, uma das dicas para economizar combustível em viagens é tirar objetos desnecessários do carro e evitar carregar pesos que não serão usados.

  • Use o ar-condicionado com moderação

Normalmente, o ar-condicionado utiliza a potência do motor e diminui sua eficiência. Por isso, sempre que possível, é indicado abrir a janela e aproveitar o vento.

  • Mantenha a revisão em dia

É essencial fazer todas as revisões indicadas no Manual do Proprietário e, principalmente antes de viagens, realizar a troca do óleo do motor, dos filtros de ar e de combustível e alinhar a suspensão.

Aproveite nossas dicas para economizar combustível em viagens e comece a escolher seu próximo destino!

Para mais informações e novidades sobre o mundo automotivo, acompanhe nosso blog e siga nosso perfil no Facebook.