Lidar com estradas de terra nem sempre é uma tarefa fácil. . Por isso,  a Bompreço separou algumas dicas para você aprendar a se virar  com as dificuldades que podem vir a aparecer nesse percurso. Saiba conduzir seu veículo sobre a estrada de terra.

Empecilhos na estrada de terra

A principal diferença entre o asfalto e a terra está na aderência. A tração do carro fica comprometida no novo terreno e a possibilidade de derrapar, patinar e perder o controle aumenta substancialmente. Por isso, no artigo 61 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), a velocidade máxima permitida em estradas rurais é 60 km/h.

Cada solo tem uma particularidade. Existem aqueles que ficam muito lisos e escorregadios quando chove. Os mais arenosos e com cascalho ajudam a aumentar a aderência. Outro obstáculo são os chamados facões, que é quando o tráfego acaba formando trilhos na pista com as marcas das rodas, deixando a parte entre elas mais alta.  Pensando no pior, quando encontramos os solos com terra mais fofa, que podem se tornar lamaçais ou atoleiros em caso de chuva.

Como lidar com a estrada de terra

Ter atenção é o primeiro passo básico. Em caso de atoleiro, é bom observar o tamanho dos sulcos das rodas deixados pelos outros carros.  Não adianta ter pressa em estrada de terra, porque, se tiver, você não vai chegar ao seu local de destino e irá atolar ou derrapar com facilidade.

Ainda que a pressa seja inimiga das estradas de terra, conduzir devagar demais também não é bom para vencer o desafio. Segundo os especialistas, o que vale nessa hora é detectar a sensibilidade do carro e do terreno que está atravessando. Alguns tipos de atoleiro exigem maior aceleração do veículo, para não perder potência e embalo. Mas muito cuidado com o acelerador: em pisos molhados mais lisos, a aceleração excessiva vai fazer o carro derrapar. Leveza é a palavra de ordem, com velocidade constante e uma aceleração média. Engate uma segunda marcha que tem mais torque e vá passando.

Atenção redobrada em curvas e descidas

Nas curvas evite fazer movimentos bruscos e desvios radicais. Pisos com baixa aderência exigem atenção especial em curvas e descidas, porque intuitivamente as pessoas tendem a frear quando sentem que vão perder o controle do carro. Isso só vai piorar a situação.

A recomendação é sempre diminuir a velocidade ou frear antes de entrar em uma curva ou enfrentar uma descida maior. Existem modelos de carros mais preparados para este tipo de travessia, como caminhonetes e jipes, que normalmente possuem tração nas quatro rodas. No entanto, sempre após passar por um desafio desses, é bom dar uma checada para identificar possíveis avarias. Se a travessia tiver sido muito severa, com muita lama ou água profunda, é conveniente parar, sem desligar o motor, e abrir o capô para checar se está tudo ok. Olhe embaixo do carro para ver se não ficaram galhos ou elementos enroscados na suspensão e sistema de tração.

Agora você já sabe algumas recomendações sobre dirigir com seu veículo em estradas de terras. Faça sempre uma revisão na Bompreço e garanta ainda mais a sua segurança. Fique de olho no nosso Blog, toda semana postamos algo importante sobre o mundo automobilístico!