Não existe uma fórmula para evitar acidentes no trânsito, porém algumas práticas podem reduzir a ocorrência desses acontecimentos e garantir um trânsito mais tranquilo. Pensando nisso, preparamos alguns lembretes e dicas para ajudar até os motoristas mais experientes a dirigirem em segurança.

TENHA MUITA ATENÇÃO AO DIRIGIR

Um grande erro dos motoristas é pensar que dirigir é uma sequência de movimentos e ocasiões conhecidas e repetitivas, o que pode levar a situações perigosas e acidentes.
Um exemplo disso são estimativas de que nos Estados Unidos um em cada quatro acidentes é causado por falta de atenção de um motorista. Para evitar acidentes no trânsito, algumas dicas importantes e básicas são não dirigir alcoolizado, não usar o telefone ao volante e respeitar as regras de trânsito.

DICAS PARA EVITAR ACIDENTES NO TRÂNSITO

• Chuva e pista molhada

Risco: derrapagem e colisão traseira.
O que fazer: dirigir em pista molhada exige que o motorista se mantenha atento e com velocidade moderada. Uma dica para garantir mais segurança ao dirigir e evitar derrapagens é subir uma marcha para que o motor siga com rotação mais baixa e reaja mais lentamente, além de transitar nas faixas mais centrais da avenida ou estrada, que costumam acumular menos água.
Outra dica importante é aumentar a distância para o veículo à frente: substituindo a regra dos 3 segundos por 6 segundos.

Cruzamentos

Risco: colisão lateral.
O que fazer: Uma dica para o motorista se prevenir quando for o primeiro da fila é deixar o câmbio na posição neutra e relaxar os braços sobre as pernas, pois o tempo gasto para engatar a marcha é suficiente para o caminho à frente ficar livre ou evitar que um apressado atinja a lateral do carro. Além disso, reduza a velocidade antes de chegar ao sinal fechado e atravesse o cruzamento sem pressa, observando os dois lados, mesmo com sinal verde.

  • Ofuscamento por farol alto

Risco: falta de visibilidade.
O que fazer: Em estradas, regiões sem luz ou em cidades mal iluminadas, é comum deixar de enxergar o caminho ao ver um carro no sentido oposto com farol alto. Para evitar acidentes no trânsito, a dica é olha para baixo e à direita assim que perceber um veículo com farol alto vindo em sua direção, fixando na faixa branca que delimita a rodovia ou o meio-fio da rua, pois isso ameniza o fechamento da pupila e permite que o motorista siga a trajetória correta.

Ultrapassagem

Risco: colisão frontal.
O que fazer: Uma dica para evitar acidentes de trânsito ao ultrapassar um veículo numa estrada de pista simples é deixar o veículo se afastar um pouco antes de reduzir a marcha e aumentar a potência do seu carro, vendo melhor se o caminho está livre e usando esse espaço para ganhar a velocidade necessária. A segunda instrução é sempre dirigir com o farol baixo aceso, mesmo durante o dia, o que torna o carro mais visível e ajuda a evitar colisões.

Entenda a importância do farol baixo e conheças as diferentes luzes do seu carro.

Travessia de pedestres

Risco: atropelamento.
O que fazer: Os motoristas podem diminuir a gravidade dos atropelamentos andando mais devagar perto de pontos de ônibus, escolas e ruas com maior fluxo de pedestres. Outra dica para evitar acidentes é chamar a atenção do pedestre dando um leve toque na buzina e usando o farol baixo, além de sempre sinalizar mudanças de direção, mesmo sem veículos por perto ou se a conversão for obrigatória. E tenha ainda mais atenção quando a fila de carros ao lado estiver parada: pois um pedestre pode estar andando fora da faixa de segurança.

• Conversão à esquerda

Risco: colisão lateral ou frontal
O que fazer: Ao virar à esquerda, é natural que o motorista gire o volante antes de atravessar o sentido oposto e esteja com umas vai estar com uma das mãos por dentro do aro. Porém, essas práticas são perigosas pois o motorista pode não ver o carro e bater em sua traseira.
Outra dica importante é estar com os a calibragem em dia, pois os pneus desalinhados invadem o sentido contrário, correndo o risco de ser atingido por outro veículo.

Motos ao redor

Risco: colisão lateral.
O que fazer: Uma técnica para evitar problemas com motociclistas é sempre usar a seta antes mudar de direção e regular os espelhos externos corretamente, aumento o campo de visão. Para checar se não há nenhuma moto no ponto cego do carro, é aconselhável diminuir ou aumentar levemente a pressão sobre o acelerador, o que muda o ponto de vista e o ponto cego.

• Estacionamento a 90 graus

Risco: colisão lateral e atropelamentos
O que fazer: em shoppings, supermercados ou condomínios, é aconselhável estacionar o carro de ré. Mesmo que seja um pouco mais difícil na hora de parar, ao sair da vaga quase dois terços do carro fica no caminho dos demais veículos, porém se o motorista está de frente, terá melhor visibilidade e só vai acelerar quando não houver ninguém no seu caminho.

Distância entre dois veículos

Risco: colisão traseira
O que fazer: Em casos de engarrafamento, a dica é ficar a uma distância que permita ver os pneus do veículo à frente tocando o solo, pois se alguém bater na sua traseira, a distância será suficiente para não atingir o veículo da frente.
Nas estradas, a técnica indicada é a seguinte: ao ver o veículo à frente passar por um ponto fixo, como uma árvore, conte quantos segundos você leva para chegar a esse local. Se levar menos de 3 segundos, alivie o acelerador e vá mais devagar, tornando a distância suficiente para o motorista perceber uma emergência, pisar no freio e parar o carro.

Tenha sempre em mente essas dicas para evitar acidentes no trânsito e coloque-as em prática no seu dia a dia. Além disso, fique atento aos sinais que seu carro dá e conte com a Bompreço Auto Peças caso precise trocar suas peças.