O preço do combustível é uma grande preocupação entre os motoristas devido aos constantes aumentos. Porém é possível economizar evitando algumas práticas que fazem o carro consumir mais do que o necessário. Pensando nisso, selecionamos dicas que podem ajudar a reduzir o consumo de combustível do carro. Confira.

Dicas para reduzir o consumo de combustível

  • Não acelere demais na partida

A primeira marcha consome muito, por isso a primeira dica para reduzir o consumo de combustível é não forçar a aceleração. Acelere suavemente, fazendo a troca de forma progressiva.

  • Evite o ponto morto na descida

A marcha em ponto morto aumenta o consumo de combustível, pois o sistema de injeção continua injetando combustível para manter o motor ligado. Já ao descer engatado, o sistema entende a desaceleração e aciona o modo ‘cut off’, que cessa os comandos para os bicos injetores e corta o envio de combustível para o motor.

  • Evite forçar o motor

Use a marcha certa e evite o pé pesado, assim você ajuda a reduzir o consumo de combustível e evita o incômodo ronco do motor.

  • Pneus

Pneus com pressão mais baixa que a ideal podem aumentar o consumo do combustível entre 1% a 3%. Por isso, calibre os pneus e o estepe periodicamente, de acordo com as recomendações do fabricante.

  • Reduza o peso do veículo

Quanto maior o peso dentro do carro, maior será a força e o gasto de combustível. Para reduzir o consumo de combustível, evite transportar peso desnecessário, como bagageiros removíveis e suportes de bicicletas e mantenha o carro limpo.

  • Use o ar condicionado adequadamente

Use o ar-condicionado de acordo com as recomendações do fabricante e adote algumas práticas que podem reduzir o consumo do combustível, como usar insulfilm, estacionar o carro na sombra e desligar o ar alguns minutos antes de alcançar o destino.

  • Faça a manutenção do carro periodicamente

A revisão periódica do carro garante o bom funcionamento das peças do carro e ajuda a diminuir o consumo de combustível. Para isso, verifique a pressão dos pneus, o estado dos óleos, o filtro do combustível, o alinhamento da direção entre outros.

Para mais dicas e informações, acompanhe o blog da Bompreço Auto Peças e fique de olho em nosso Facebook.