A troca de óleo do carro deve ser feita sempre que houver manutenção do veículo, pois a saturação pelo excesso de impurezas é um dos fatores que diminuem a vida útil da direção hidráulica e dos motores. Atualmente existem diferentes marcas e produtos para óleo e cada uma delas possui durabilidade específica.

Nesse texto vamos tirar as principais dúvidas sobre esse procedimento e dar algumas dicas sobre quando e como fazer a troca de óleo do carro.

Principais informações sobre troca de óleo do carro

Por que trocar o óleo?

As peças do carro precisam de lubrificação para atuar com perfeição e para garantir que isso ocorra o óleo deve manter as mesmas propriedades no frio ou no calor. Dessa forma, é fundamental fazer a troca de óleo do carro usando o produto recomendado para o seu carro, garantindo o perfeito funcionamento do motor.

Consulte o manual do carro

Pelo manual é possível descobrir a data correta da troca de óleo do carro para cada carro, de acordo com o seu modelo e ano. O manual também recomenda o tipo de óleo ideal para cada veículo.

Dicas para a troca de óleo do carro

Motor frio

Sempre espere o motor esfriar antes de trocar o óleo do motor. Deixe o carro desligado por, pelo menos, cinco minutos antes de verificar o óleo. Assim você evita que o óleo esteja muito quente e provoque acidentes.

Prazo de troca do óleo do carro

O tempo para a troca varia de acordo com a base do óleo. Normalmente, a troca de óleo do carro deve ser feita a cada 5 mil km para óleos de base mineral, 10 mil para semissintético e 20 mil para sintético.

Porém, quem utiliza o carro na estrada com frequência, fica muito tempo em engarrafamentos ou mora em regiões muito quentes precisa ter mais cuidado.

Checagem do nível de óleo

Ao fazer a verificação para a troca de óleo do carro, tenha em mãos algo para limpar a vareta, como uma flanela ou até mesmo um papel higiênico. Retire a vareta de medição do óleo e limpe sem deixar resíduos do tecido ou papel. Coloque a vareta limpa no medidor, retire-a novamente para obter a real medida do óleo e verifique se o óleo está no meio das duas marcas que indicam o mínimo e o máximo de óleo.

Se a marca estiver abaixo no mínimo, é necessário fazer a troca de óleo do carro. Se estiver acima do máximo é necessário drenar o óleo do carro.

Textura e cor do óleo

A cor escura do óleo mostra que ele está limpando as peças do motor corretamente e lubrificando-as, ou seja, desempenhando bem a sua função. Portanto, nesse caso não é necessário fazer a troca de óleo do carro.

Quanto à textura, é normal que o óleo fique mais fino quando ainda está quente. Por isso é importante esperar alguns minutos e verificar novamente.

Lubrificantes

É recomendado fazer a troca completa do lubrificante, pois ao misturar o óleo usado com o novo pode-se comprometer a eficácia do produto. Em casos inevitáveis, a dica é usar o produto da mesma marca e, assim que possível, substituir todo o lubrificante.

Aditivos

O óleo já possui aditivos em sua composição, portanto os aditivos não fazem tanta diferença como muitas pessoas acreditam.

Tem mais dúvidas sobre a troca de óleo do carro? Deixe sua pergunta em nossos comentários! Para mais dicas como essa, acompanhe nosso blog e confira nossa linha completa de produtos no site.