Mais do que tirar o excesso de água do vidro durante a chuva, os limpadores de para-brisa devem incluídos no sistema de segurança do carro.

Essas peças, relativamente baratas, às vezes passam despercebidas em uma revisão, mas tem grande importância, além de ser obrigatório por lei.

Entender o funcionamento dos limpadores de para-brisa é bastante simples. Quando há água acumulada no vidro, ocorre a formação de uma película que amplia a luminosidade do farol dos carros que cruzam com você. Quanto mais água estiver acumulada, pior fica a visibilidade e maior o risco de acidentes.

Os limpadores de para-brisa estão na lista dos 10 itens obrigatórios em um veículo para manter a segurança no trânsito. Os outros são luzes, freio de estacionamento, ferramentas para troca de pneus, estepe, espelhos, buzina, extintor de incêndio, cintos e pneus em dia. O mau funcionamento ou a ausência desses itens gera multa e pontuação na carteira do condutor.

Estar com uma palheta ruim ou sem funcionamento rende multa de R$ 127,69, é falta grave e dá 5 pontos na CNH, conforme determina o CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Inclusive, mesmo que seu limpador estiver funcionando, mas você não o ligar durante a chuva corre o risco de ser multado.

Os acessórios de silicone eram antes usados apenas em carros de luxo. Atualmente, o mercado de reposição tem essas peças a preços mais acessíveis. No geral, elas tem durabilidade maior, tendem a limpar o vidro mais eficientemente porque são mais moles e se moldam ao para-brisa, além de não riscar o vidro. Ainda há diferença no tamanho, ter uma ou duas lâminas (dupla) e no tipo de encaixe. Por isso, antes de comprar uma nova verifique esses detalhes.

Quando é hora de trocar?

Uma das peças de maior durabilidade no veículo, os limpadores de para-brisa tem vida útil média de um ano. Mas a verdade é que muitos motoristas não ligam muito para esse item. Os sintomas que demonstram que é hora de trocar seus limpadores são:

O limpador deixa riscos ou faixas no vidro;
Mesmo com a palheta funcionando, o vidro fica embaçado e uma névoa é criada;
Há falhas na limpeza da água;
As lâminas da palheta estão quebradiças ou tortas;
Há trepidação e barulho no funcionamento.
Contribuindo para o limpador funcionar melhor

Manter o reservatório de água do limpador com a solução de água e limpa para-brisa é um passo fundamental. O uso de sabão ou detergente não específico com a água só faz deteriorar a borracha da palheta antes do tempo. Se o para-brisa estiver limpo isso também aumenta a produtividade do seu limpador. Passar um pano úmido com água nas palhetas depois do uso também ajuda a eliminar sujeiras que diminuem sua vida útil.

Acha que está na hora de trocar os seus limpadores de para-brisa? Vem na BomPreço e garanta o seu.