Andar nas ruas com os retrovisores desregulados representa risco de acidente para quem está à frente do volante e também para os demais motoristas e motociclistas. A tarefa de ajustar os espelhos, no entanto, vai bem além de simplesmente conseguir enxergar através deles. Antigamente, muitos carros tinham apenas dois retrovisores. Hoje, temos os três retrovisores sendo um interno e dois externos.

Dicas para regular corretamente o retrovisor

Ao sentar no banco do motorista, incline sua cabeça até quase encostar no vidro do motorista, aí posicione o espelho lateral da esquerda de modo que você só consiga ver o finalzinho da traseira do seu carro no espelho. Note que isso o posicionará bem mais aberto do que provavelmente estava antes.

Incline a cabeça para direita, alinhada com o centro do carro, bem no meio dos dois bancos da frente. A partir daí, posicione o espelho direito de modo que você novamente só consiga ver o finalzinho da traseira do carro pelo espelho do passageiro.

O retrovisor interno deve ser ajustado para que você consiga visualizar totalmente o vidro traseiro. E aqui ai um importante detalhe, não devemos utilizar o retrovisor interno para realizar as mudanças de faixas.

Quando estiver dirigindo, perceba que o carro que vai te ultrapassar começa aparecendo no centro do seu espelho central interno. À medida que ele se aproxima e abre para fazer a ultrapassagem, ele começa a ir para o lado esquerdo do espelho central interno e, ao mesmo tempo, começa a aparecer no espelho externo esquerdo. Isso demonstra que não há ponto cego, pois há um ajuste perfeito dos espelhos.

Você também vai perceber que agora os espelhos laterais visualiza uma quantidade de informação adicional enorme sobre o que se passa nas faixas ao lado do seu carro. Antes você tinha que inclinar a cabeça para ter certeza de que não havia nada na faixa do lado do seu carro. Agora, seus espelhos laterais fazem um trabalho bem melhor cobrindo os pontos cegos das laterais.

Seu espelho está ajustado corretamente? Então siga as dicas e elimine os pontos cegos do carro garantindo ainda mais segurança!