Depois de algum tempo de uso do carro e dependendo do asfalto (ou a falta dele) por onde você passou, alguns barulhos irritantes começam a aparecer. Alguns são fáceis de identificar, outros exigem várias horas de pesquisa e trabalho. Para acabar com eles, não peça para outra pessoa levar o carro ao mecânico: as informações do motorista são muito importantes para achar a origem do ruído.

É muito importante descrever em que situação ele ocorre, se é em subidas, descidas, esterçando para direita ou esquerda, em velocidade ou devagar, na saída ou parando, com o carro quente ou frio, na retomada ou reduzindo a velocidade, quando você passa em lombadas ou valetas entre muitas outras causas.

Seja amigo do seu mecânico de confiança e dê uma volta junto com ele até que o barulho aconteça. É bom que ele escute e identifique, na “língua” dos mecânicos existem rangidos, estalos, ferro com ferro, click, entre outros tipos.

Veja alguns dos tipos mais comuns de ruído e o que eles podem significar:

Barulhos na dianteira

São os mais comuns pois o peso do motor exige muito mais da suspensão dianteira. Os problemas mais frequentes são nos amortecedores, molas, bandejas, pivôs e buchas da barra estabilizadora. São ruídos comuns e facilmente identificados através de uma “olhadinha básica”.

Os ruídos estão relacionados a determinadas situações, como torções, subidas, valetas ou mesmo a combinação delas. Veja alguns exemplos:

1) Pinos do cavalete das pinças de freio. Geralmente o barulho acontece quando você pisa no freio levemente.
2) Folga na fixação dos amortecedores: também acontece quando se esterça o volante ou passa em alguma lombada ou valeta.
3) Coxim do motor quebrado. Dependendo de cada modelo, o motor é apoiado por três ou quatro coxins. Ao passar em buracos, o peso do motor recai sobre seus apoios; quando um deles está quebrado, escuta-se um ruído muito forte. O motivo pode ser identificado visualmente ou provocando a torção motor, puxando o freio de mão e tentando movimentar o veículo para frente ou para trás.
4) Bieleta com folga. Esta peça da suspensão dianteira costuma não aparentar problema quando inspecionada visualmente. A maneira de identificar o defeito é retirá-la da suspensão e dar uma volta com o carro em baixa velocidade. Se o barulho sumir, será bom substituir o par.

Barulhos na traseira

Na parte de trás do carro existem barulhos muito comuns como os de amortecedores sem ação, molas quebradas, escapamento solto, folga na fixação do estepe e macaco, tampão traseiro dos alto-falantes.

Os mais difíceis de descobrir são:

1) Folga na fechadura da tampa da mala: a tampa traseira fica batendo. Existem alguns batentes de borracha na tampa traseira que, muitas vezes, caem, deixando a tampa com folga. Uma regulagem resolve.
2) Pontos de solda soltos na lataria. Apesar de raros, eles costumam aparecer. Geralmente o problema ocorre em veículos que sofreram grandes colisões.
3) Folga na trava do encosto do banco traseiro. Este barulho só ocorre quando o banco está vazio; se alguém se sentar, o barulho some.

Barulhos no meio do carro

É uma região que apresenta poucos focos de barulho, porém não menos complicados de serem identificados. Os mais comuns ocorrem dentro das portas, geralmente devido a instalações mal feitas como alto-falantes soltos e módulos e acabamentos mal fixados.

Os causadores de ruídos no meio do carro mais difíceis de serem encontrados são:

1) Pinos de porta com desgaste: eles ocorrem em veículos com portas grandes e pesadas. Geralmente o barulho se confunde com um barulho na coluna ou mesmo na suspensão. Para identificá-los é necessário andar a 5 km/h em rua esburacada (e vazia) e abrir a porta em 10 centímetros: se o barulho parar, será necessário substituir os pinos. Às vezes uma regulagem na fechadura resolve.
2) Bancos dianteiros. Atingem principalmente o do passageiro, geralmente quando está vazio. As causas são folgas no trilho ou no encosto de cabeça.
3) Fixadores do cinto de segurança na coluna: eles também costumam fazer barulhos intermitentes.

O mais importante é saber que o veículo possui milhares de peças e quem realmente entende delas é o seu mecânico de confiança, então não perca tempo, procure uma oficina e saiba que se precisar de peças na Bompreço tem. Entre em contato conosco.